Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Vaticano: Debate sobre educação alternativa para suprir os modelos fracassados

Por meio da internet jovens instruem outros da mesma idade que por sua vez educam populações isoladas

Roma, 18 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Sergio Mora

Como fazer com que os jovens se tornem professores de outros jovens da sua própria geração, para que não existam crianças de rua, utilizando a informática?

Esta foi uma das questões abordadas pela Pontifícia Academia das Ciências no seminário intitulado "Crianças e desenvolvimento sustentável: um desafio à educação", que terminou segunda-feira no Vaticano.

O chanceler da Academia, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, explicou o encontro durante uma conferência na sala de imprensa do Vaticano. Ele disse que o objetivo é desenvolver um programa de desenvolvimento sustentável, de educação sustentável, que supere os modelos que fracassaram, porque a causa da maioria dos problemas é a falta de educação.

"Um encontro que é principalmente uma discussão com peritos de alto nível provenientes dos mais diversos países, que busca soluções, incluindo a questão da educação e também do clima", afirmou o chanceler.

Além disso, ele explicou a diferença entre as Congregações do Vaticano e as Academias: as congregações pontifícias são instrumentos para realizar a pastoral do Papa, como os ministérios devem implementar as normas de seus governos. Em vez disso, as Pontifícias Academias são um lugar de discussão.

Na apresentação, o professor da Universidade de Gottingen Joachim von Braun disse que a educação é essencial para o desenvolvimento, deve ser acessível, barata, e também alcançar as áreas rurais.

A informática, por exemplo, pode ser uma grande ferramenta se você conseguir entusiasmar os jovens para educar outros jovens. Ele citou um exemplo virtuoso nas áreas rurais do Peru e de Gana, onde os jovens por meio da Internet se tornam educadores das comunidades e das famílias camponesas.

A saúde e a alimentação também dependem de educação, explicou ele, e quando você oferece instrumentos de conhecimento, o jovem também se torna educador.

Dom Sanchez Sorondo concluiu, recordando que no site da Pontifícia Academia das Ciências (www.pas.va) "serão disponibilizadas as conclusões deste encontro, como acontece sempre após debates com pessoas extraordinárias que oferecem importantes contribuições".

(18 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário