Celebrações têm início no dia 19 com as vésperas dos Beatos Francisco e Jacinta, na Capelinha das Aparições
Roma, 12 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)
No dia 20 de Fevereiro celebra-se a Festa Litúrgica dos
Pastorinhos de Fátima, no 90.º aniversário da vidente Jacinta Marto.
Para assinalar a data, as celebrações no Santuário Fátima têm início no
dia 19 com as vésperas dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, na
Capelinha das Aparições, pelas 17:30, informa a assessoria de imprensa
do Santuário de Fátima.
Conforme comunicado, o programa no dia 20 inicia com a oração do
Rosário, pelas 10:00, na Capelinha das Aparições, seguida de procissão
para a Basílica da Santíssima Trindade, onde será celebrada a Eucaristia
com a bênção das crianças às 11:00. Da parte da tarde, pelas 15:00,
haverá um momento de meditação sob o tema “Encontro com os Pastorinhos”,
na Basílica da Santíssima Trindade. Às 17:30 terá lugar um momento de
Adoração, “Adorar com os Pastorinhos”, na capela do Santíssimo
Sacramento.
“O dia 20 de Fevereiro é, em cada ano, um dia especial no Santuário
de Fátima e um dia especial para quantos sentem Fátima como
acontecimento significativo nas suas vidas: é o dia da celebração
litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, os dois mais jovens
videntes de Fátima. O Papa S. João Paulo II chamou-lhes Candeias que Deus acendeu para iluminar os nossos tempos conturbados”, refere o Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.
No mesmo dia, 20 de Fevereiro, o Santuário de Fátima promove a
realização em Lisboa de um concerto evocativo dos três videntes de
Fátima, que terá como momento alto a estreia nacional da peça musical “Drei Hirtenkinder aus Fatima – Os Três Pastorinhos de Fátima”, da autoria de Arvo Pärt, compositor estoniano de referência na música contemporânea.
A Sé Patriarcal de Lisboa acolhe esta iniciativa integrada no
programa oficial do Centenário das Aparições de Fátima. O início do
concerto, intitulado “Sem amor nenhuns olhos são videntes”, verso do
poema «Anátema», da autoria do escritor português Miguel Torga, está
marcado para as 21:00, com entrada livre. O concerto será apresentado em
três partes (com coro infantil, órgão e coro) de acordo com o
seguinte alinhamento: Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa;
João Santos, organista titular do Santuário de Fátima; Coro Anonymus. O
programa encontra-se disponível AQUI.
Nas palavras do reitor, a opção pela realização deste concerto fora
do Santuário de Fátima “é apenas sinal de que a mensagem de Fátima vai
muito além dos limites físicos do lugar e de que a figura dos
Pastorinhos de Fátima não pode encerrar-se nos estreitos limites
geográficos das suas terras de origem”.
Sobre a peça de Arvo Pärt, o reitor observa que “partindo do texto do
Salmo 8, o compositor contempla os Pastorinhos de Fátima como aquelas
crianças das quais brota o louvor à grandeza de Deus”.
Para o padre Carlos Cabecinhas, "culto e cultura não são concorrentes
e menos ainda se excluem mutuamente", e também a linguagem da música "é
caminho para a difusão da mensagem de Fátima, dando a conhecer os seus
protagonistas".
(12 de Fevereiro de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário