Teresa testemunhou na vida e na morte a grandeza de ser uma filha da Igreja
Horizonte, 15 de Outubro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros
"Que teu desejo seja ver Deus. Teu temor, perdê-lo. Tua dor,
não te comprazeres na sua presença. Tua satisfação, o que pode
conduzir-te a ele. E viverás numa grande paz”. Assim ensinava Teresa de
Cepeda y Ahumada que nasceu na cidade de Àvila em 28 de Março de 1515.
Filha de Alonso Sanchez Cepeda com Beatriz D'Ávila y Ahumada, a pequena
desde cedo recebeu esmerada educação cristã e demonstrou traços de
profunda piedade. Costumava retirar-se em oração e silêncio, estudar a
vida dos santos e acolher os pobres e assisti-los com esmolas.
Quando criança fugiu com seu irmão para juntos buscarem o martírio,
segundo a vida dos santos, mas foram impedidos pelo seu tio que os
reconduziu ao lar. Aos quatorze anos, perdeu sua mãe e dedicou-se a
devoção mariana. Assim dizia a jovem: “Então me dirigi a uma imagem de
Nossa Senhora e supliquei com muitas lágrimas que me tomasse como sua
filha". Aos quinze anos foi estudar no Convento das Agostinianas em
Ávila. Uma enfermidade a fez retornar para casa, mas o seu coração
estava profundamente tomado pelo desejo á vida religiosa. Aos vinte anos
fugiu novamente para o Convento de La Encarnación, em Ávila. Um ano
depois de seu ingresso, professou os votos e tornou-se Carmelita. Uma
epidemia de malária novamente faz Teresa retornar para casa para
tratar-se.
Retornando ao mosteiro, crescia em seu coração o desejo de reformar
as instituições até então decadentes em sua espiritualidade e vivência.
Empreendeu então vigorosa e ousada reforma nos critérios de admissão e
vivência dos mosteiros, bem como na condução da vida espiritual e
contemplativa. Em 1562 fundou o Convento São José e após um encontro com
Frei Antonio de Jesús e São João da Cruz, decidiu alargar sua reforma
aos mosteiros masculinos. Teresa continuou sua missão, viajando por toda
a Europa fundando mosteiros que somaram 17 pessoalmente assistidos pro
ela.
Em uma de suas viagens, já muito debilitada, Teresa veio a falecer.
Antes de sua morte pronunciou: "Oh, Senhor, por fim chegou a hora de nos
vermos face a face!". Era dia 4 de Outubro de 1582 mas em virtude da
reformulação do calendário gregoriano, a data de sua morte fixou-se no
dia 15. Foi beatificada em 1614, pelo Papa Paulo V e canonizada em 1622,
pelo Papa Gregório XV. O Papa Paulo VI, em 27 de Setembro de 1970, a
proclamou Doutora da Igreja.
(15 de Outubro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário