Páginas

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Organização Mãos Unidas lança nova edição de festival de vídeos solidários de 1 minuto

ONG espanhola incentiva produções que abordem a degradação ambiental, os biocombustíveis e a concentração da posse de terras


Madrid, 20 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


Está lançado o novo Festival de “Clipmetragens” da organização espanhola Manos Unidas [“Mãos Unidas”]. Pelo sexto ano consecutivo, a ONG de inspiração católica propõe o concurso de vídeos de um minuto chamado “O seu ponto de vista pode mudar o mundo”.

O tema desta sexta edição é “O desafio da fome”. A ONG Manos Unidas pede que os vídeos participantes se concentrem em três temas concretos abordados na sua publicação “O desafio da fome: a segurança alimentar em nosso mundo globalizado”: a degradação ambiental, os biocombustíveis e a concentração da posse de terras. A organização incentiva os participantes "a denunciar as causas evitáveis da fome no mundo, que estão presentes em nosso modelo sócio-económico, em nosso comportamento pessoal e em nossas atitudes".

O prazo para participação na sexta edição do festival começou em 17 de Outubro, Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, e vai até 17 de Fevereiro.

As inscrições devem ser feitas no site http://www.clipmetrajesmanosunidas.org/participa/

No ato de lançamento do festival, foi exibido o curta de apresentação dirigido pelo cineasta Imanol Uribe e escrito e protagonizado pelos estudantes do Colégio São Prudêncio, de Vitoria, na Espanha, ganhadores do prémio de melhor curta na categoria “Escolas” da edição passada.

O director Daniel Chamorro contou a sua experiência no Equador, para onde viajou com as ganhadoras da quarta edição, Lucia Mencos e Camila de Ros, visitando os projectos de desenvolvimento financiados pela Manos Unidas nas regiões mais pobres do país. Fruto da viagem é o documentário “Equador de olhos fechados”, seleccionado em mais de 30 festivais internacionais.

A vencedora da quinta edição, Inés Poggio Quero, pretende viajar para a Etiópia neste mês de Dezembro com Santiago Zannou. O vencedor da sexta edição viajará com o director Eduardo Chapero-Jackson, presidente do júri desta edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário