Em Missa celebrada no sábado, na Catedral da Almudena, o cardeal se despediu da diocese que liderou por duas décadas
Madrid, 13 de Outubro de 2014 (Zenit.org)
O Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, arcebispo emérito de
Madrid, disse sábado adeus à diocese liderada por duas décadas com uma
missa solene na Catedral de Almudena.
Em sua homilia, o cardeal lembrou que 22 de Outubro teria sido
exactamente vinte anos desde que João Paulo II o nomeou arcebispo de
Madrid. "Eu vim de Santiago de Compostela, onde exerci o ministério
episcopal por 18 anos", disse Rouco. "Eu queria responder ao chamado do
Senhor para Madrid naquele momento crítico da história moderna para a
Igreja e para o mundo."
No final do discurso, o cardeal reiterou o apelo para proteger o
"direito à vida desde a concepção", e o casamento "como comunidade
indissolúvel de vida e de amor fecundo no precioso fruto das crianças".
Em seguida, ele expressou grande apreço pelo trabalho feito pelos
missionários no mundo, em particular a Caritas que - disse ele - "ajuda a
aliviar a pobreza e a dor das muitas necessidades espirituais e
materiais".
A missa foi concelebrada pelo Núncio Apostólico na Espanha, Mons.
Renzo Fratini, Arcebispo militar Juan del Río, o Núncio Apostólico no
Cazaquistão, Miguel Maury, o Bispo de Astorga, Camilo Lorenzo. Presentes
diversas autoridades políticas, os bispos auxiliares de Madrid e
vigários gerais da diocese da Província Eclesiástica de Madrid, além de
centenas de sacerdotes diocesanos.
Rouco Varela apresentou sua renúncia ao Papa em Agosto de 2011,
devido a limites inesperados de idade, aos 75 anos, pouco depois de
celebrar na sua diocese a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Papa
Francisco aceitou três anos após a renúncia do cardeal, e nomeando para
seu lugar o vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o
arcebispo de Valência, Carlos Osorio Sierra.
(13 de Outubro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário