Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cardeal Rouco Varela diz adeus ao arcebispado de Madrid

Em Missa celebrada no sábado, na Catedral da Almudena, o cardeal se despediu da diocese que liderou por duas décadas


Madrid, 13 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


O Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, arcebispo emérito de Madrid, disse sábado adeus à diocese liderada por duas décadas com uma missa solene na Catedral de Almudena.

Em sua homilia, o cardeal lembrou que 22 de Outubro teria sido exactamente vinte anos desde que João Paulo II o nomeou arcebispo de Madrid. "Eu vim de Santiago de Compostela, onde exerci o ministério episcopal por 18 anos", disse Rouco. "Eu queria responder ao chamado do Senhor para Madrid naquele momento crítico da história moderna para a Igreja e para o mundo."

No final do discurso, o cardeal reiterou o apelo para proteger o "direito à vida desde a concepção", e o casamento "como comunidade indissolúvel de vida e de amor fecundo no precioso fruto das crianças". Em seguida, ele expressou grande apreço pelo trabalho feito pelos missionários no mundo, em particular a Caritas que - disse ele - "ajuda a aliviar a pobreza e a dor das muitas necessidades espirituais e materiais".

A missa foi concelebrada pelo Núncio Apostólico na Espanha, Mons. Renzo Fratini, Arcebispo militar Juan del Río, o Núncio Apostólico no Cazaquistão, Miguel Maury, o Bispo de Astorga, Camilo Lorenzo. Presentes diversas autoridades políticas, os bispos auxiliares de Madrid e vigários gerais da diocese da Província Eclesiástica de Madrid, além de centenas de sacerdotes diocesanos.
Rouco Varela apresentou sua renúncia ao Papa em Agosto de 2011, devido a limites inesperados de idade, aos 75 anos, pouco depois de celebrar na sua diocese a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Papa Francisco aceitou três anos após a renúncia do cardeal, e nomeando para seu lugar o vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o arcebispo de Valência, Carlos Osorio Sierra.

Sem comentários:

Enviar um comentário