Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Uma «gramática do cuidado»

«Eu cuido, tu cuidas, ele cuida»… aprendemos desde crianças no processo de alfabetização e de mimetismo que leva cada um a crescer. Mas, indica-nos o Papa Francisco, no processo de construção comum, lá atrás ficou o «nós cuidamos, vós cuidais, eles cuidam».

O Dia Mundial da Paz está ao virar do ano, e com ele 365 oportunidades de cuidado e de novo, assim todos queremos. O Papa Francisco, na mensagem que escreve para esse dia – divulgada esta quinta-feira, propõe a «gramática do cuidado», “um novo rumo para a globalização, que elimine as desigualdades e siga «princípios sociais»”.

Francisco pede a “promoção da dignidade de toda a pessoa humana, a solidariedade com os pobres e indefesos, a solicitude pelo bem comum e a salvaguarda da criação” e que essa atenção possa acontecer num combate a este tempo “dominado pela cultura do descarte e perante o agravamento das desigualdades dentro das nações e entre elas”.

Num ano marcado pela pandemia, que simultaneamente nos afastou e aproximou também, o Papa lembra a pessoas anónimas que se dedicaram aos doentes com “grande cansaço e sacrifício, a ponto de alguns deles morrerem”.

A mensagem vai continuar em destaque no site da Agência Ecclesia. Leia e divulgue. Vale bem a pena!

Assinalamos ainda o 84º aniversário do Papa – que em dia de aniversário ofereceu ventiladores às crianças da Venezuela - com um resumo do ano, muito marcado pela crise pandémica, mas onde sobressaem, naturalmente, gestos simbólicos, palavras de conforto e com olhos na última encíclica «Fratelli Tutti».

A atualidade passa ainda pelo encerramento da fase diocesana do processo de canonização do Padre Cruz, pessoa que “colocou os pobres no centro”, assim lembrou o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, numa tertúlia sobre a vida e obra do ‘Apóstolo da Caridade’.

O cardeal-patriarca de Lisboa presidiu à sessão de encerramento, “há muito esperada”, do processo que segue agora para a Congregação para a Causa dos Santos, na Santa Sé, onde será analisado, para verificar o levantamento de informações realizado em Portugal.

Neste tempo são muitas as mensagens de Natal que vão sendo divulgadas: Bragança-Miranda, Coimbra, Leiria – Fátima, também do Santuário de Fátima, são apenas as últimas que encontra no portal de informação da Agência Ecclesia onde, claro, há mais para ler, ver e ouvir. Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


Sem comentários:

Enviar um comentário