Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Família e vacinas

Olá bom dia!

Votos de uma ótima semana, entre o Natal e o Ano Novo, com férias escolares e alguns dias com atenções voltadas mais para a família, acredito... O tema deste domingo é muito familiar: as vacinas. Quem não tem esses cuidados nos primeiros anos dos filhos e depois a conferir datas para ter o boletim sempre atualizado? Agora há mais uma! Felizmente que chegou. Mas felizmente se chegar para todos. 

“Renovo o apelo aos responsáveis políticos e ao sector privado para que tomem as medidas adequadas a garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19 e às tecnologias essenciais necessárias para dar assistência aos doentes e a todos aqueles que são mais pobres e mais frágeis”. (Papa Francisco)

O apelo é do Papa Francisco e está na mensagem para o Dia Mundial da Paz

Mas o tema da família surgiu este domingo sobretudo por causa de uma iniciativa do Papa: convocar um Ano Especial da Família para assinalar os cinco anos da publicação da exortação ‘Amoris Laetitia’.

“Vai haver um ano de reflexão sobre a Amoris Laetitia. Será uma oportunidade para aprofundar os conteúdos do documento. Estas reflexões vão ser colocadas à disposição das comunidades eclesiais e das famílias, para os acompanhar no caminho”. (Papa Francisco)

Este ano especial vai ser inaugurado na próxima solenidade de São José (19.03.2021) e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma (26.06.2022).

No portal da Agência Ecclesia, o tema da família é motivo para partilharmos muitas histórias: as que nos chegam da Diocese de Santarém, protagonistas no programa 70x7 deste domingo e nos programas Ecclesia de hoje, amanhã e quarta-feira, na Antena 1; nas memórias de 2 anos de missão da Susana e do Rui, enviados para Moçambique no dia em que casaram, em Braga; e na mensagem para o Dia da Sagrada Família do Departamento Nacional da Pastoral Famíliar.

Esta segunda-feira, vai saber como foi possível viver em Moscovo as tradições de Natal da Póvoa de Varzim. José Milhazes conta tudo no programa Ecclesia desta tarde, na RTP2, às 15h20.

Continuação de Boas Festas, na celebração do Deus que não veio para mudar situações, mas os corações. “E são os nossos corações mudados que podem mudar as situações”, como refere a Mensagem da Conferência Episcopal Portuguesa.

Boa jornada!

Paulo Rocha 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

 


Sem comentários:

Enviar um comentário