Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2020

O último Livro que li…


Numa tranquila e abrangente perspectiva sobre as pestes e as epidemias, que foram assolando a humanidade, percorremos dois mil e quinhentos anos de história, com recurso à arte, à literatura e à ciência, conduzidos por Jaime Nogueira Pinto, através do seu livro Contágios.

Não obstante estes tempos serem de pandemia, a leitura da obra não nos sobrecarrega ou desespera, pelo contrário, ajuda a compreender algumas situações, dá-nos uma outra capacidade para aceitar as suas inevitáveis consequências, e reconhecer como os reveses da vida podem  contribuir para fortalecer o sentido que podemos dar à essência do nosso existir.
Sem medos acrescidos, com uma interessante e completa informação, sem excessos nem insinuações ou devaneios, o inevitável valor cultural e pedagógico desta obra, ajuda a integrar no tempo e no espaço realidades incontornáveis das tragédias vividas e superadas no fluir da Humanidade.

 (…) Há dois milénios e meio que as pestes caem sobre a Humanidade e sobre as nações. Esta não é a primeira vez nem será a última; mas num tempo como o nosso, é como se a presença mais próxima e mais comunitária da morte que a pandemia traz nos acordasse de repente para a certeza da nossa fragilidade individual e colectiva e para a surpresa do fim.

«Que a graça do Senhor Jesus esteja com todos vós.»

É este o fim do Apocalipse, do livro das terríveis revelações que, nas suas palavras, nos deixa a razão da nossa Esperança.

Maria Susana Mexia 


Sem comentários:

Enviar um comentário