Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Tradições de Natal e inclusão

Bom dia e paz e bem!

O jornalista e investigador José Milhazes partilhou que teve vivências natalícias “muito diferentes” ao longo da sua vida e que passou um Natal “completamente sozinho” num hospital da Rússia.

“Os estudantes que lá estavam organizavam o Natal e sempre que possível vinha bacalhau de Portugal: Eu fazia as rabanadas à poveira; Tínhamos sempre muita alegria”, recordou em entrevista no Programa ECCLESIA.

José Milhazes que levou tradições natalícias da Póvoa de Varzim para a Rússia lembra que o regime soviético permitia assinalar o Natal “mas de uma maneira muito limitada”.

No setor da inclusão, fica a sugestão da última edição dominical do ciclo ‘curtas com conversa’ do Seminário Maior de Coimbra que juntou quatro crianças em reflexão a partir da curta-metragem de animação ‘IAN’, que é baseada numa história verídica de uma criança com paralisia cerebral.

“Não devemos deixar ninguém de parte por mais diferente que seja de todos nós. Juntos realmente somos mais fortes”, disse Kyara, de 10 anos de idade, 

Noutras regiões do planeta, o diretor da associação ‘Portas Abertas - Open Doors’ (Itália) alertou que a pandemia Covid-19 foi um multiplicador das discriminações contra os cristãos.

“Onde há perseguição, as mulheres cristãs, em países por exemplo como Índia e Paquistão, tornam-se alvos fáceis de agressões sexuais e violência”, exemplificou Cristian Nani.

No Angelus de 26 dezembro, na festa de Santo Estêvão o primeiro mártir, o Papa Francisco pediu orações pelos cristãos perseguidos, sublinhando que “são mais numerosos do que nos primeiros tempos”:

Esta fotografia é de arquivo mas a esperança (hope) continua atual. A Comunidade Ecuménica de Taizé está a promover o seu encontro europeu de jovens de final de ano, até 1 de janeiro, numa edição “inédita” online.

No site da Agência ECCLESIA encontra notícias com a mensagem do Papa Francisco, da presidente da Comissão Europeia e vários líderes religiosos cristãos, e declarações do irmão David, monge português, “sobre o desafio de criar um programa e organizar as atividades num contexto virtual”.

A não perder, esta tarde, uma reportagem sobre presépios no programa Ecclesia, na RTP2, a partir das 14h50, e à noite, na rádio Antena 1, da emissora pública, o destaque e testemunho é das famílias, às 22h45.

Cumprimentos, votos de uma boa semana,
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

 


Sem comentários:

Enviar um comentário