Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Valorizar o bem para ser feliz

Enrique Rojas, psiquiatra, no seu último livro, concentra algumas ideias recolhidas da sua longa experiência como médico e duma forma clara e concisa aconselha-nos a lidar com as inerentes dificuldades da vida, com maturidade e serenidade, fortalecendo a vontade e educando as paixões.

Uma visão positiva da vida é algo que se conquista com esforço e trabalho. Implica resiliência, capacidade de extrair força de uma má experiência, transformando-a num acontecimento positivo. Também é importante não descuidar a vontade, que deve ser firme e não vacilar com os obstáculos. Toda a educação começa e termina na vontade. Ela é um caminho de maturidade.

Amor, inteligência, discernimento, capacidade de análise e de síntese, são capacidades indispensáveis para gerir com equilíbrio as contradições comuns que sempre se apresentam no dia-a-dia.

Apreciar as pequenas alegrias da vida quotidiana, valorizar o que temos e alcançámos, reduzir as ambições excessivas e aceitar com serenidade as adversidades ou as situações que não foram bem as que desejámos, poderá também ser uma atitude que contribui para moderar algum desconforto.

A existência humana sempre terá limites e barreiras, e a felicidade absoluta talvez não exista, mas nada nos impede de poder aspirar a uma felicidade razoável, com moderação, dentro do nosso contexto real.

O estado de equilíbrio entre o que queremos, somos e podemos vir a ser, consiste em saber aplicar todo o nosso conhecimento, vontade, gratidão e empenho em sermos felizes num mundo em que nos pertence e compete colaborar na harmonia social para o bem de todos. Ninguém é feliz sozinho, nem colecionando tensões, fazendo desacatos ou provocando o mal. O segredo está em afogar o mal em abundância de bem.

Fazendo uma “cirurgia estética do passado”, fechando feridas e encaixando-as adequadamente no organograma de nossa vida. O ressentimento em nada ajuda por isso a Felicidade consiste em ter boa saúde e má memória.

Num simples mas adequado livro estão expressas as linhas condutoras para alcançar a felicidade, um tema muito querido ao autor, mas também um sonho que a todos nos habita, pois sermos felizes é o nosso maior desejo.

Joana Cordeiro



Sem comentários:

Enviar um comentário