Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Esperança

Bom dia e paz e bem!

Termina hoje um ano marcado pela esperança para começar imediatamente outro depois das 12 badaladas que nos vão fazer entrar em 2021. Confinados entre paredes mas unidos nessa esperança, independentemente das crenças, religiões, culturas, que a pandemia vai acabar. Mas isto, sou eu a escrever “em voz alta”.

Na última audiência semanal deste ano, esta quarta-feira, o Papa Francisco disse que “o mundo precisa de esperança”, numa catequese onde refletiu sobre ‘a oração de ação de graças’.

“Se somos portadores de gratidão o mundo também se torna melhor, mesmo que ligeiramente, mas isso é o suficiente para dar-lhe um pouco de esperança. O mundo precisa de esperança e com gratidão, com esta atitude de agradecimento, transmitimos um pouco de esperança”

No final de cada ano são publicadas as esperadas “revistas do ano”. No site da Agência ECCLESIA já recordamos o ano do Papa Francisco, que multiplicou gestos simbólicos para manifestar atenção às vítimas da pandemia, acontecimentos e notícias que marcaram também Portugal e já fizemos homenagem às pessoas que a Igreja e a sociedade portuguesa perderam em 2020.

Amanhã, 1 de janeiro, é o Dia Mundial da Paz, data instituído pelo Papa Paulo VI, em 1968. Se tiver oportunidade pode ler, ou reler, a mensagem do Papa Francisco: ‘A cultura do cuidado como percurso de paz’.

A Comissão Nacional Justiça e Paz, organismo laical da Igreja Católica em Portugal, salientou alguns aspetos da mensagem do Papa e “a sua pertinência no atual contexto da sociedade portuguesa” numa nota onde, por exemplo, manifestou “tristeza” pelos “ventos de racismo e xenofobia” que atingem Portugal.

Na televisão vamos terminar o ano de 2020 com a família Soeiro, que recebeu a Agência ECCLESIA em sua casa. Para ver a partir das 14h57, na RTP2. Na rádio Antena 1, vamos conversar com D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Setúbal.

Cumprimentos, votos de uma boa quinta-feira, também na nossa companhia, e boas entradas em 2021, vamos estar aqui odos os dias do novo ano.
Carlos Borges

 


Sem comentários:

Enviar um comentário