Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2020

«Vidas em Espera»

Bom dia e paz e bem!

Ontem foi o Dia Internacional do Migrante e o Serviço Jesuíta aos Refugiados em Portugal apresentou a campanha ‘Vidas em Espera’.

“As pessoas migrantes em Portugal, muitas delas, passam vários anos com as vidas em suspenso, contribuindo durante esse tempo para a economia portuguesa, com o seu trabalho para a Segurança Social, para a vida económica, para uma série de setores – no apoio às famílias, no apoio aos doentes, nos hospitais, nas distribuição de comida, nos supermercados – e aguardam muitas vezes anos pelos documentos que lhes permitam viver numa situação de igualdade, de justiça”,

O diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados, André Costa Jorge, em declarações à Agência ECCLESIA, assinalou que “os portugueses orgulham-se de ser um povo acolhedor, mas a vida dos migrantes, muitas vezes, continua à espera. Numa espera que desespera”.

Na Fundação José Allamano, dos Missionários da Consolata, nos últimos dias, receberam mais cinco refugiados - Paquistão, Guiné e Serra Leoa - e a celebração do Natal será “uma realidade” com ceia especial.

“Normalmente eles são autónomos para cozinhar mas no dia 24 de dezembro a ceia estará ao nosso encargo, eles estão contentes por fazermos isso, já não são hóspedes, vai-se percebendo um ambiente familiar”, explicou José Miranda à Agência ECCLESIA.

No site da Agência ECCLESIA já pode ler a mensagem de Natal dos bispos de várias dioceses portuguesas, que destacam a centralidade do presépio, da família, da atenção, acolhimento e dedicação ao próximo. Esta sexta-feira, as boas festas chegaram de Aveiro, Algarve, Viseu, Porto.,

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) também publicou uma Mensagem de Natal com um convite a “viver com alegria a estação do Natal” e a “produzir esperança e encanto” no “tempo de pandemia e de tristeza”.

“É necessário produzir esperança e encanto neste tempo de pandemia e de tristeza, de indiferença e de aspereza, com datas, mas sem estações, com meios, mas sem canções”

Para esta noite sugiro o Concerto de Natal da Paróquia de Avões, na Diocese de Lamego. É online (e grátis), começa pelas 21h00 e convidaram artistas locais, nacionais e internacionais. Certamente uma noite bem passada com música, dança, desejos de Natal e “surpresas”.

Catarina Duarte, uma jovem da paróquia e da organização do evento, explicou à Agência ECCLESIA: “A ideia é congregar a comunidade desta vez em frente da televisão ou do computador e fazê-los sentir esta alegria e esperança do Natal. Fazer com que a Igreja, de alguma forma chegasse, a casa de cada pessoa.”

Um bom sábado,
Carlos Borges

 


Sem comentários:

Enviar um comentário