1 Abr 19 | Igreja Católica, Sociedade, Últimas |
Uma pintura realizada num muro do Vicolo degli Osti, no centro de Roma, apareceu na semana que findou, retratando o Papa Francisco com uma criança sobre os seus ombros que escreve com um spray stop abuse! (Parem os abusos!). Na sua conta oficial na rede social Instagram, o autor da obra, que assina como TvBoy, diz que a pintura pretende “ser um desejo de resolução de uma questão delicada e dolorosa, como a do abuso sexual de menores por homens da Igreja, que por muito tempo tem sido um tabu”.
O graffiter acrescenta um elogio ao Papa Francisco, salientando que este começou a confrontar abertamente este problema “dentro e fora do Vaticano”.
Não foi esta a primeira vez que o artista dedicou a sua arte urbana à figura do Papa Francisco. Bem perto da nova pintura, na Piazza del Fico, estava um “Super-Franciscus” que retratava o Papa abrindo a sua habitual batina branca e envergando um fato de Super-Homem.
Antes disso, em Agosto de 2018, por ocasião da Marcha de Orgulho Gay em Sevilha, TvBoy retratou uma pintura do Papa Francisco com um cartaz LGBT, aludindo às afirmações do Papa acerca da homossexualidade.
Tvboy é o nome artístico de Salvatore, um artista italiano que começou a pintar nas ruas de Milão em 1996. Aparecendo de cara completamente tapada, para se proteger, seja por aludir a escândalos, seja por tratar de temas muito falados mas com ironia e sarcasmo (como a imagem do “beijo” entre os futebolistas Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, o artista tem ganho grande fama. Saiu já das ruas de Itália para vários museus e expôs a sua arte na Bienal de Veneza, no Monte di Mola Museum, em Porto Cervo e no Pavilhão de Arte Contemporânea de Milão (todos em Itália) e em várias mostras em galerias e museus em Roma, Barcelona, Mónaco, Berna, Copenhaga, Munique, Berlim, Beirute e Washington.
Outros artistas urbanos fizeram já retratos do Papa. Foi o caso de Mauro Pallott, o famoso autor do retrato do “jogo do galo”, onde o Papa aparece a divertir-se com este jogo, enquanto um guarda suíço vigia insistentemente.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário