Páginas

domingo, 28 de abril de 2019

Empreendedorismo contra a desertificação

Em dia de sol, a Ecclesia chega até si com votos de um excelente domingo, acompanhado de boas notícias e sugestões.
Foi aos alunos finalistas de Bragança que D. José Cordeiro lembrou o empreendedorismo que podem protagonizar numa região tão precisada de investimento e políticas públicas.
“Se os jovens nos fazem falta, há que dar as oportunidades capazes de se fixarem neste território encantador, continuando a perseguir o fito do acesso ao trabalho, combatendo o despovoamento e as desigualdades sociais”.
Uma região que tem contado com o dinamismo do Instituto Politécnico de Bragança e iniciativas locais, continua a precisar de “políticas geradoras de emprego” para contrariar o despovoamento e abandono do “interior profundo”.
Diferentes iniciativas lhe damos a conhecer nestes dias:
Termina na ilha da Madeira a iniciativa, impulsionada pelo Papa Francisco, «Partilha a Viagem»: «a mala da partilha» encerra o seu périplo numa celebração ecuménica na Sé do Funchal, no dia 5 de maio, mas até lá vai percorrer diferentes paróquias e igrejas madeirenses, tendo visita marcada no club motard do Funchal.
Viseu acolheu os cerca de 1600 alunos do secundário no IX Encontro Nacional de Alunos do Ensino Secundário da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
Inclusão, o cuidado pelo bem-comum e a salvaguarda do planeta foram temas que os jovens conjugaram com muita animação, música e convívio, numa reportagem da Ecclesia para ler.
Continuamos com jovens pois assim serão os Jogos Nacionais Salesianos que a cidade do Porto se prepara para acolher. Será no início de maio, que diferentes espaços da cidade se vão encher para ver, ao jeito de São João Bosco, o desporto conjugado com “formação integral dos jovens”, muita animação e visitas guiadas.
Também para ir organizando a sua agenda, o Centro de Reflexão Cristã já divulgou o programa do ciclo anula «Conferências de maio», este ano centrado nos jovens. Digo-lhe que o bispo auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar, os teólogos Juan Ambrósio e Alfredo Teixeira, a ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus Margarida Marques e a escritora Alice Viera convidados para os quatro encontros que iniciam no final da tarde do dia 6 de maio, claro.
No Vaticano, o Papa Francisco gravou uma vídeo mensagem saudando o primeiro aniversário da declaração de Panmunjom para a paz, prosperidade e unificação da Península Coreana.
“Através de esforços «pacientes e persistentes», a perseguição da harmonia e concórdia pode ultrapassar a divisão e confronto”, afirmou numa mensagem onde Francisco faz votos de um futuro “de diálogo e fraternal solidariedade”.
Convido-o ainda a assistir ao programa 70x7 desta tarde, hoje no ar pelas 18h30 na RTP2, que lhe conta histórias de quem procura um viver mais sustentável, dentro da cidade, com pequenas mudanças na alimentação e deslocação, como também no campo onde a agroecologia vai dando mostras que todos podemos ser mais responsáveis pelo cuidado com a natureza. Aconselho-o mesmo a ver a deixar-se questionar sobre as suas pequenas mudanças!
Um resto de bom Domingo, estamos cá a fazer-lhe companhia!


Sem comentários:

Enviar um comentário