Páginas

domingo, 14 de abril de 2019

Um crime contra a humanidade...


Foto Vatican News
O tráfico humano, para o Papa Francisco, configura um crime contra a humanidade, é “uma violação injustificável da liberdade e da dignidade das vítimas, dimensões constitutivas do ser humano desejado e criado por Deus”. O Papa que falava ontem, no encerramento de uma conferência internacional promovida pela Santa Sé sobre o tráfico de pessoas, afirmou que este flagelo, “danifica seriamente a humanidade como um todo”, destruindo a família humana “e até mesmo o Corpo de Cristo”. Promovida pela secção ‘Migrantes e Refugiados’, do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), esta conferência internacional quer colocar em prática as Orientações pastorais sobre o Tráfico de Pessoas, que foram aprovadas pelo Papa argentino e publicadas a 17 de janeiro.
Se estiver por Coimbra, vale a pena passar pelo Auditório do Hospital Pediátrico, onde está prestes a começar o Seminário "Olhares com Sentido". A iniciativa parte da Cáritas Diocesana de Coimbra que, durante o mês de abril, está a promover o «Laço Azul – Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens». Esta é uma realidade à qual a Cáritas de Coimbra já dá resposta através dos seus equipamentos Centro de Acolhimento Temporário Nossa Senhora dos Milagres, em Cernache, e no Lar de Jovens de Santa Maria de Semide, que acolhe crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos de idade que se encontrem em situação de perigo.
Mais logo, é em Castelo de Paiva, Vigararia de Penafiel, que arranca o Dia da Juventude da Diocese do Porto. “Eis a Serva do Senhor, Faça-Se em Mim segundo a Tua Palavra» é o tema que vai mobilizar os jovens nesta iniciativa que tem como local o Santuário Mariano do Sameiro, na Cidade de Penafiel. A jornada começa hoje, com a Via Sacra pelas ruas da cidade, com a presença de D. Armando Esteves Domingues, bispo auxiliar do Porto. Amanhã haverá uma caminhada pelas ruas, com animação e acolhimento, momentos de festa, mas também de recolhimento e oração.
Mais a sul, na Diocese do Algarve, o tema é o mesmo, e será um acampamento no castelo de Castro Marim a acolher os jovens do Algarve. Segundo o jornal da diocese, o Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, com a paróquia local, pretende “dinamizar” este setor e “possibilitar a comunicação, o convívio” entre os jovens de cada paróquia, grupo e movimento na diocese com esta iniciativa.
Na RTP2, pelas 15h00, pode olhar a liturgia de Domingo de Ramos com a participação do Padre Jorge Nunes, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude da Diocese do Porto.
Mais tarde, pelas 22h45 na Antena1, pode associar-se à caminhada de Quaresma que o programa Ecclesia tem vindo a desenvolver e escutar Teresa Vasconcelos que nos fala da mensagem da Comissão Nacional Justiça e Paz a propósito deste tempo da Quaresma.
Tenha um grande dia
Henrique Matos
"A humanidade em nós precisa de ser abraçada sempre, mas com muito mais razão quando ela está ferida, quando ela se sente como se estivesse leprosa, diminuída, sufocada pela exclusão e o estigma, feita em cacos sem saber como reconstruir-se, isolada como uma ilha de dor."

Sem comentários:

Enviar um comentário