Páginas

sábado, 14 de fevereiro de 2015

São Gregório II - Papa

Que a sabedoria e ousadia de São Gregório II possa nos impulsionar na busca do conhecimento e na defesa da fé


Horizonte, 13 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Papa Gregório II foi o 89º Papa da História e governou a Igreja Católica durante dezasseis anos. Nasceu em Roma no ano 669 e seu papado durou de 715 quando foi eleito até o ano 731 quando veio a falecer.

Pertenceu a uma família cristã da nobreza romana. Seu pai era senador e a mãe uma nobre, que se dedicava à caridade. Era muito culto e respeitado pelo clero Ocidental e Oriental. Além da conduta recta, sabia unir sua fé inabalável com as aptidões inatas de administrador e diplomata.

Em sua trajectória na Igreja foi subdiácono e tesoureiro da Igreja Romana no papado de Sérgio I. Também ficou responsável pela biblioteca papal. Devido a sua sabedoria e conhecimento o papa Constantino I pediu que ele o acompanhasse à capital Constantinopla, para tentar resolver questões junto ao imperador do Oriente se tornou um iconoclasta.

Quando eleito Papa procurou consertar as muralhas de Roma, por temor dos muçulmanos e incentivou a vida monástica apoiando também a construção da Abadia de Monte Cassino. Foi o principal responsável pela intensa obra de evangelização das populações germânicas e por aumentar e consolidar as propriedades da Igreja fortalecendo assim o poder temporal do Bispo de Roma. Porém seu maior problema foi quando teve que enfrentar o novo Imperador do Oriente, Leão III, que se tornara iconoclasta e lançou um edito em que proibia o culto de imagens sagradas e ordenava sua destruição com fogo. Em oposição ao Edital de Constantinopla, convocou um concílio no qual se condenou a iconoclastia e com uma bula proibiu ao imperador legislar em matéria de fé.

Veio a falecer em 11 de Fevereiro de 731 em Roma e a data de sua canonização é desconhecida.

Que a sabedoria e ousadia de São Gregório II possa nos impulsionar na busca do conhecimento e na defesa da fé e que assim possamos à seu exemplo fortalecer a Igreja e em unidade buscarmos o Reino de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário