O cristão que não se preocupa com a criação não se preocupa com o trabalho de Deus
Cidade do Vaticano, 09 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)
Na homilia da missa desta segunda-feira, o papa Francisco
recordou que os cristãos são chamados a cuidar da criação e disse que
Deus criou o universo, mas a criação não terminou: “Ele continuamente
sustenta o que criou”. O papa falou também da “segunda criação”,
realizada por Jesus ao “recriar” o que tinha sido abalado pelo pecado.
Partindo da primeira leitura, que narra a criação do universo, o
papa observou que o Evangelho mostra “a outra criação de Deus”, a de
Jesus, que recria o que o pecado tinha afectado. Quando as pessoas
tocavam nele, eram salvas: isto é “a recriação”, que é “mais maravilhosa
do que a primeira”. Quanto ao trabalho da “perseverança na fé”, ele é
sustentado pelo Espírito Santo.
“Deus trabalha, continua trabalhando; e nós podemos nos perguntar
como é que temos de responder a esta criação de Deus, que nasceu do
amor, porque Ele trabalha por amor. À ‘primeira criação’, temos que
responder com a responsabilidade que nosso Senhor nos dá: ‘a Terra é
vossa, submetei-a, fazei-a crescer’. Temos a responsabilidade de fazer a
Terra crescer, de fazer a criação crescer, de cuidar dela e de fazê-la
crescer de acordo com as suas leis. Nós somos senhores da criação, não
donos”.
A este respeito, o papa declarou que precisamos ter “o cuidado de não
nos apossarmos da criação, mas de fazê-la ir adiante, fiéis às suas
leis. Esta é a primeira resposta ao trabalho de Deus: trabalhar para
cuidar da criação”.
“Quando ouvimos falar de reuniões para pensar em como cuidar da
criação, podemos dizer: ‘São os ecologistas!’. Não, não são os
ecologistas! Isto é cristão! É a nossa resposta à ‘primeira criação’ de
Deus. É nossa responsabilidade. Um cristão que não cuida da criação, que
não a faz crescer, é um cristão que não se importa com o trabalho de
Deus, com esse trabalho do amor de Deus para connosco. E esta é a
primeira resposta à primeira criação: cuidar da criação, fazê-la
crescer”.
E como respondemos “à segunda criação”? O papa recordou: São Paulo
nos exorta a nos deixarmos “reconciliar com Deus”, ou seja, a “seguir o
caminho da reconciliação interior, da reconciliação comunitária, porque a
reconciliação é o trabalho de Cristo”. De novo, retomando as palavras
do apóstolo, Francisco recordou que não devemos afligir o Espírito Santo
que está em nós, que está dentro de nós e trabalha dentro de nós.
“Cremos em um Deus pessoal”, que “é pessoa Pai, pessoa Filho e pessoa
Espírito Santo”. E os três estão envolvidos nesta criação, nesta
recriação, nesta perseverança na recriação. “Aos três, nós respondemos:
cuidar e fazer a criação crescer; deixar-nos reconciliar com Jesus, com
Deus em Jesus, em Cristo, todos os dias; e não afligir o Espírito Santo,
não expulsá-lo: Ele é o hóspede do nosso coração, aquele que nos
acompanha, que nos faz crescer”.
Ao encerrar, o papa pediu que “nosso Senhor nos dê a graça de
entender que Ele trabalha e a graça de responder justamente a este
trabalho de amor”.
(09 de Fevereiro de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário