Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Vídeo de 1964 mostra entrevista com padre pioneiro da teoria do Big Bang

Nos arquivos de TV flamenga

 | 3 Fev 2023



A estação de televisão belga-flamenga VRT redescobriu um vídeo de 20 minutos em que o padre e astrofísico Georges Lemaître, considerado o pai da teoria do Big Bang, explica a origem do universo a partir da teoria da expansão iniciada com a explosão maciça do que chamou de “átomo primordial” ou “ovo cósmico”.

O vídeo, que pode ser visto acima, contém a entrevista dada por Lemaître a 14 de fevereiro de 1964 e que foi transmitida na época. Fazendo referência aos textos que elaborara em 1931, o astrofísico explica como tudo mudou na década de vinte (do século passado): “antes da teoria da expansão do universo, pensávamos que o universo fosse estático”, fosse igual ao que sempre fora. A teoria por ele avançada de um Big Bang inicial trouxe consigo todo um debate sobre a criação: que haveria antes desse Big Bang? Defendend que Deus não é o “relojoeiro do universo”, o astrofísico acrescenta que a ciência permite perceber como Deus está escondido por detrás da realidade física e que a teoria da expansão aponta para “um começo muito diferente do estado atual do universo, um começo de multiplicidade que pode ser descrito (…) como desintegração de toda a matéria na forma de átomos”. Mas sendo uma realidade tão diferente daquela que conhecemos, não tem que ter um antes temporal – ali sempre esteve tudo quanto deu origem ao que está contido no universo em expansão.

Num outro vídeo, realizado pelo The Thomistic Institute, é ilustrada a decisiva contribuição do padre Georges Lemaître para o avanço da astrofísica e são apresentadas as suas teses sobre a expansão do universo. Até agora, de acordo com Catholic News Agency, que no dia 1 de fevereiro noticia o achado, não se conhecia nenhum vídeo com Lemaître, apenas existiam fotografias suas, sendo a mais popular aquela em que ele aparece ao lado de Albert Einstein.



Sem comentários:

Enviar um comentário