Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Leigos sejam leigos

Palavras assertivas do Papa Francisco para que os leigos sejam leigos, assumindo seu papel de missão, sem ideologia, clericalismo mas abrindo-se ao muito que podem fazer na Igreja.

Foi num encontro com responsáveis pela pastoral do laicado e da famílias, que Francisco disse que a ideologia e o clericalismo são pragas na Igreja e que esta tantas vezes “aprisiona” o nome de Jesus.

«Os leigos são chamados a viver a sua missão principalmente nas realidades seculares em que estão imersos todos os dias, mas isto não exclui o facto de também terem as aptidões, carismas e competências para contribuir para a vida da Igreja: na animação litúrgica, na catequese e na formação, nas estruturas de governo, na administração dos bens, no planeamento e implementação de programas pastorais» e também como diretores espirituais, indicou.

Ainda pelo Vaticano, Francisco lembrou aos participantes num curso sobre Direito que mesmo na lei, a realidade é superior à ideia: quando aplicado, por exemplo, na pastoral familiar, o Papa pediu para que os executores da lei olhem para a realidade dos casais, para a vida “concreta” das pessoas e não para os esquemas “burocráticos e formais”.

Do Vaticano veio a nomeação da reitora da Universidade Católica Portuguesa como consultora para o dicastério para a cultura e Educação, fazendo-a regressar à colaboração com o cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito deste organismo da Cúria romana.

Em Portugal, ainda ecos do relatório apresentado pela comissão independente para o estudos dos abusos sexuais na igreja em Portugal, com os bispos de Coimbra e Braga a pedirem perdão, a afirmarem a sua total colaboração para que situações semelhantes não tenham lugar na Igreja.

Este tema esteve também, ainda que perifericamente, na semana de estudos da vida consagrada, com a presidente da CIRP a pedir «autenticidade» e inteireza aos religiosos e o bispo de Lamego a afirmar que apesar do «charco« em que o mundo e a igreja se encontram, é necessário afirmar a esperança em “quem sempre indicará o caminho”.

A reportagem da Ecclesia esteve na Missão País, junto dos jovens da Universidade da Beira Interior, que durante uma semana estiveram em Alvoco das Várzeas, concelho de Oliveira do Hospital. Para ler ou ouvir no programa Ecclesia, disponível aqui.

Tenha um excelente domingo e um bom Carnaval!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário