Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

«Os Papas demissionários não se devem tornar algo normal» - Francisco

Bom dia, paz e bem!!

A renúncia do Papa é um tema recorrente nas entrevistas e encontros, quando há espaço ao diálogo, com Francisco, que voltou a descartar esse cenário. Agora, em conversa com jesuítas africanos, na sua última viagem, divulgada na revista ‘Civiltà Cattolica’, dos Jesuítas.

“[Bento XVI] Sentia que não conseguia seguir em frente, por causa da saúde. Eu, de momento, não tenho isso na agenda, eu acredito que o ministério do Papa é ‘ad vitam’ (para a vida). Não vejo razões para que não deva ser assim, pensem que o ministério dos grandes patriarcas é sempre para a vida e a tradição histórica é importante.”

O relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal (1950-2022), divulgado segunda-feira, vai continuar, e bem, a marcar a atualidade, a reflexão, e a ação futura. São várias as reações que damos conta no site, como dos bispos de Santarém, Porto, do coordenador da Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga, D. Nuno Almeida, das Dioceses da Guarda e de Setúbal, ou dos Dehonianos.

Também pode ver, ou rever, a entrevista a Ana Sofia Marques, a coordenadora do Serviço de Proteção e Cuidado (SPC) da Companhia de Jesus (Jesuítas) e do Projeto ‘Cuidar’.

Hoje, pelas 15h00, pode ver o Programa Ecclesia, na RTP2, uma entrevista centrada na atualidade e o comentário às leituras bíblicas do próximo domingo. A não perder.

Já conhece a nossa agenda/calendário?

Esta sexta-feira, por exemplo, podemos sugerir um guião para um «Jantar Laetitia». Ficou curioso? É uma proposta do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar de Braga e pode saber mais aqui.

Já agora aproveito para introduzir aqui a campanha solidária “100 conjuntos de pratos e talheres para São Tomé”, da ‘PROCURA – Missões Claretianas’.

Mais a norte, em Viana do Castelo, a Comissão Diocesana Justiça e Paz vai começar a realizar as jornadas “Quem é o meu próximo?

E, como há quem queria viver o Carnaval de forma diferente, jovens dos 16 aos 35 anos começam hoje a ligar dois santuários marianos - de Nazaré a Fátima – na ‘Peregrinação IGNIS’, uma proposta da Congregação Aliança Santa Maria.

Votos de uma boa sexta-feira, e, desde já, um bom fim de semana e alegre Carnaval. Nós vamos estar no sítio do costume, em www.agencia.ecclesia.pt.

Saudações,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário