Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Duas esperas

Bom dia!

Em contraste com dias de folia que o Carnaval sempre sugere, chamo a esta mensagem dois temas que merecem preocupação crescente e marcaram os conteúdos da Agência ECCLESIA, neste domingo. 

Da janela de onde fala ao mundo, em cada domingo, o Papa Francisco apelou à paz na Ucrânia. Ao longo de um ano, este apelo terá sido repetido em quase todos os domingos e é uma ESPERA de Francisco e de todo o mundo e de "todas" as pessoas... Menos uma, como analisa Mendo Castro Henrique, esta segunda-feira, no programa Ecclesia (RTP2, 15h00)

Outro tema, que é outra ESPERA, pode formular-se a partir da pergunta: a apresentação do relatório sobre abusos sobre menores em contexto eclesial inaugura uma nova era na implementação da “tolerância zero”, da condenação dos agressores e do acompanhamento das vítimas? Uma pergunta que convoca todos para que a resposta seja positiva, como diz Marta Neves, que coordena a Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Diocese de Coimbra. Vale a pena ler toda a entrevista à Renascença e à Agência ECCLESIA. 

A resposta àquela pergunta foi também avançada por João Lázaro, presidente da APAV, Rute Agulhas, psicóloga que faz parte da Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis do Patriarcado de Lisboa, e Alfredo Teixeira, antropólogo e professor da Faculdade de Teologia da UCP. Tudo para ver no programa 70x7 que foi emitido na RTP2 este domingo e que pode rever aqui.

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário