Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Vaticano quer “ajudar a Igreja em Portugal” a atuar contra os abusos

Comunicado do cardeal O'Malley

 | 17 Fev 2023

cardeal o'malley abuso menores foto vatican news

“A primeira e principal preocupação deve estar com as vítimas, cujo direito à justiça e às necessidades de cuidado adequado deve ser uma prioridade conjunta”, escreveu o cardeal Sean O’Malley. Foto © Vatican Media.

O presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, cardeal Sean O’Malley, destacou esta sexta-feira, 17 de fevereiro, a importância do relatório sobre abusos sexuais de crianças apresentado pela Comissão Independente designada pela Conferência Episcopal Portuguesa e disponibilizou-se para “ajudar a Igreja em Portugal na sua reflexão sobre as recomendações” contidas no mesmo.

“Uno-me à Igreja em Portugal para agradecer à Comissão Independente pelo seu importante trabalho, que aponta para a necessidade de combater tudo o que promove o silêncio daqueles que foram afetados pelo abuso, silêncio que impede uma prevenção eficaz e a administração da justiça”, escreveu O’Malley, principal responsável do Vaticano pela proteção de menores, num comunicado divulgado na página da comissão.

O arcebispo de Boston (EUA) considera que “a Igreja em Portugal deu passos importantes para resolver esta questão” e defende que “a primeira e principal preocupação deve estar com as vítimas, cujo direito à justiça e às necessidades de cuidado adequado deve ser uma prioridade conjunta”.

“A garantia de políticas robustas, implementadas em toda a Igreja, e a possibilidade de verificar boas práticas e códigos de conduta adequados para cada bispo, padre, irmã ou irmão religioso ou catequista proporcionará um ambiente mais seguro para as crianças e um testemunho mais fiável do Evangelho”, sustenta.

O responsável conclui pedindo um compromisso comum na “defesa vigorosa dos direitos das vítimas e sobreviventes de abuso”, bem como no trabalho de “prevenção, transparência, responsabilidade e tolerância zero” na Igreja.


Sem comentários:

Enviar um comentário