Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Mais "transparência"... menos "tensão"


Foto: Conferência Episcopal da República Checa – Cirkev.cz

Passam por aqui as prioridades da consulta sinodal no nosso país que foram comunicadas pela equipa sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) perante a Assembleia Continental do Sínodo 2021-2024, que decorre em Praga.
“Ressoa a necessidade de sermos uma Igreja com maior transparência nos processos de decisão e na sua comunicação, que dialoga com o mundo a partir da cultura numa perspetiva de ‘rasgar caminhos’, trazendo o Evangelho e a espiritualidade para o centro do debate público”, refere o texto, lido durante os trabalhos da manhã de ontem, na capital da República Checa.
O texto assume a dificuldade em “acolher todos de igual forma” e em “aceitar a diversidade” no seio da Igreja – dando como exemplo os casais em segunda união, pessoas com atração pelo mesmo sexo ou em uniões homossexuais-, bem como em “valorizar a fragilidade”, particularmente a das pessoas com deficiência.
A equipa da CEP regista ainda “tensões diversas” no debate em curso sobre temas “ditos fraturantes” – o acesso das mulheres ao sacramento da ordem; a ordenação de homens casados; a identidade sexual e de género; a educação para a afetividade e sexualidade; e o celibato dos padres.
O texto foi lido em francês – uma das línguas de trabalho, ao contrário do português – por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, da Equipa Sinodal Nacional da CEP.

Mais logo tem lugar a última sessão do curso «Questões fraturantes da Ética Cristã», promovido pela Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas de Viana do Castelo. O curso, em formato on-line e orientado pelo padre Fábio Carvalho, encerra com o tema: «O Testamento Vital. A Ideologia e Teologia de Género».

A partir da 10h00, na Sala A da Fundação Cidade Lisboa , o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) promove, uma conferência sobre «Desafios e boas práticas na integração de pessoas migrantes em Portugal». Ao longo do dia, 4 sessões vão abordar questões fundamentais no âmbito da integração de migrantes em Portugal, como os desafios do acolhimento, resposta aos desafios da empregabilidade e iniciativas do acesso à saúde e à educação”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Hoje assinala-se o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Com o tema: «Caminhando pela Dignidade» vai congregar em Roma uma delegação internacional de jovens para refletir sobre este flagelo da humanidade.
Este ano, pela primeira vez desde sua criação – que ocorreu em 2015, por desejo de Papa Francisco – 15 jovens representantes das organizações parceiras vão reunir-se em Roma para uma semana de reflexões sobre o tráfico de seres humanos.
O evento vai ser transmitido online em 5 idiomas (inglês, espanhol, português, francês, italiano).

Na RTP2, pelas 15h00,  pode acompanhar o programa Ecclesia que conta hoje com as presenças de Maria Luísa Boléo, com mais de 60 anos dedicados à catequese e com o Padre Tiago Neto, responsável pelo Serviço da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário