Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Migrantes morrem no mar

Bom dia e boa semana

Infelizmente, a semana começou com a notícia de um novo naufrágio, na costa italiana do Mediterrâneo, que vitimou mais de meia centena de migrantes, tendo as operações de socorro resgatado perto de uma centena.

“Rezo por cada um deles, pelos desaparecidos e pelos outros migrantes sobreviventes. Agradeço a todos os que levaram socorro e aos que oferecem acolhimento”, disse o Papa no encontro de domingo com os peregrinos e turistas na Praça de São Pedro. (Foto EPA/LUSA)

As politicas migratórias e o acolhimento de refugiados em Portugal foram temas analisados pelo diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) na entrevista semanal Renascença/Ecclesia. André Costa Jorge disse que a resposta pública às necessidades de habitação das pessoas em fuga da Ucrânia foi “lenta” e que a regularização extraordinária de pessoas imigrantes com processos pendentes junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não se deve limitar aos cidadãos da CPLP. Um tema que vai estar em destaque também na entrevista que é emitida hoje, no programa Ecclesia/RTP2, com Carmo Belford, do JRS.

A semana que inicia é de silêncio, no Vaticano: pelo terceiro ano consecutivo, o habitual “retiro” de Quaresma do Papa e dos seus mais diretos colaboradores vai decorrer de forma privada. Por isso, todos os compromissos de Francisco são suspensos, incluindo a audiência geral da quarta-feira.

Votos de uma ótima semana

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário