Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Pessoas, cores, alegria e mensagens fortes na RD Congo

Bom dia, paz e bem!!


Foto Lusa/EPA

O Papa Francisco termina hoje a sua visita à República Democrática do Congo, onde chegou na terça-feira, e a sua quinta viagem ao continente africano vai continuar pelo Sudão do Sul, até domingo.

Pessoas e encontros, cores e alegria, música, festa e celebração, com mensagens fortes do Papa, contra a corrupção, a guerra e a exploração, têm marcado estes dias República Democrática do Congo.

“Agora quero pedir-vos para durante alguns momentos olhardes, não para mim, mas concretamente para as vossas mãos: abri as palmas das mãos e fixai nelas os olhos. Amigos, Deus colocou nas vossas mãos o dom da vida, o futuro da sociedade e deste grande país”

A manhã, desta quinta-feira, começou com cerca de 80 mil pessoas que lotaram o Estádio dos Mártires, em Kinshasa . O Papa foi recebido pela multidão com lenços brancos. Não estavam a pedir a saída do “treinador” mas foi um sinal de paz.

“Para que servem estas minhas mãos? Para construir ou destruir, dar ou reter, amar ou odiar? Vê! Podes apertar a mão e fechá-la, torna-se um punho; ou podes abri-la e colocá-la à disposição de Deus e dos outros. Aqui está a opção fundamental, desde os tempos antigos.”

A Igreja Católica celebrou a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, um dia dedicado à Vida Consagrada. E Francisco esteve com membros do clero e institutos religiosos, na Catedral de Kinshasa.

‘A Caminho de uma pastoral Laudato Si’ é o tema das V Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo, que decorrem até sábado, no Seminário Maior de Coimbra, que decorre até sábado.

“Devemos dar prioridade a preservar, conservar, abrir, tornar acessível o património. Foi assim que outrora a Igreja evangelizou e anunciou a fé a todas as classes sociais. Só assim, hoje, nós conseguimos mostrar a nossa identidade cristã”, disse o padre Miguel Neto, diretor da Pastoral do Turismo – Portugal.

Dos oradores convidados destacamos ainda D. Rino Fisichella, pró-perfeito para a Primeira Evangelização do Dicastério da Evangelização (Santa Sé), que afirmou que os participantes na Jornada Mundial da Juventude vão ser um “testemunhos de fé”. A JMJ Lisboa 2023 também foi um dos tópicos das intervenções de Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, e de Carmo Rodeia, do Santuário de Fátima.

A Universidade Católica Portuguesa está de parabéns. Realizou a sessão académica, esta quinta-feira, e a Eucaristia do Dia Nacional da UCP é este domingo, pelas 11h00, na igreja de Santa Isabel, em Lisboa.

O Programa Ecclesia, na RTP2, começa pelas 15h00, no site, em www.agencia.ecclesia.pt, vamos continuar a acompanhar a viagem do Papa, as Jornadas do Turismo, e há muitos outros temas em destaque.

Se estiver pelo Porto, o ensemble «Moços do Coro» apresenta o concerto «Nunc Dimittis», às 21h30, na Sé.

Votos de uma boa sexta-feira,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário