Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

«É importante uma reflexão séria sobre o valor do homem» – Papa Francisco

Bom dia, paz e bem!

O Papa Francisco disse que “é importante uma reflexão séria sobre o valor do homem”, numa audiência aos membros da Academia Pontifícia para a Vida.

”Na rede de relações, tanto subjetivas quanto comunitárias, a tecnologia não pode suplantar o contacto humano, o virtual não pode substituir o real, nem os medias sociais podem substituir o âmbito social. Estamos na tentação do virtual sobre o real: esta é uma tentação feia.”

O Papa dividiu o seu discurso em três pontos: A mudança das condições de vida do homem no mundo tecnológico; o impacto das novas tecnologias na própria definição de “homem” e “relação”, com particular referência à condição dos sujeitos vulneráveis; e a definição de “conhecimento” e as suas consequências.

Hoje, publicamos uma notícia com o presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que considera que o relatório final da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal é uma “oportunidade histórica”.

“Há um antes e um depois do relatório”, pedido pela própria Igreja e divulgado a 13 de fevereiro, sublinha João Lázaro, em declarações à Agência ECCLESIA, que destacou a “independência, o rigor e seriedade” da CI, que em 2022 recebeu o prémio da APAV.

Vai poder ler no site ou pode (re)ver o Programa ‘70X7’ deste domingo: 'Os desafios a partir de um relatório’.

No Programa ECCLESIA, desta terça-feira, na RTP 2, temos em destaque a ‘Missão País’, o projeto universitário que está a celebrar 20 anos de existência.

O dia de carnaval, que se assinala esta terça-feira, está ligado ao início do tempo litúrgico de 40 dias da Quaresma, com a celebração das Cinzas, em datas determinadas pela Páscoa. Em www.agencia.ecclesia.pt pode ler a mensagem do Papa Francisco, ou do bispo da sua diocese. Já temos algumas.

Uma boa terça-feira, e um dia feliz.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário