Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Uma Quaresma antecipada

Bom dia e boa terça para si, que nos acompanha hoje,

A atualidade informativa está a ser dominada pelo relatório que a Conferência Episcopal Portuguesa encomendou a uma Comissão Independente, sobre abusos sexuais de menores acontecidos na Igreja Católica.

Mais do que os números, relativos ao período de 1950 a 2022, impressionam os testemunhos de dor, que colocam a Igreja num caminho quaresmal antecipado, de conversão individual e comunitária, neste campo. Uma promessa feita, desde já, pelo presidente da CEP, D. José Ornelas, assumindo que não há lugar para novos abusos nem para abusadores, no ministério eclesial.

Das recomendações para o futuro, fica a necessidade de trabalho com outras instituições, para dar voz às vítimas, aprofundando o estudo e assumindo o compromisso de “desocultar”. Um esforço do qual saem também desafios para a sociedade portuguesa, no seu todo, com atenção aos mais diversos lugares de socialização das crianças, a começar pelas próprias famílias.

O Programa ECCLESIA volta à sua companhia, pelas 15h00, para lhe falar da JMJ Lisboa 2023 e também da figura de S. Valentim, na sua ligação aos namorados, que hoje se celebra.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário