Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Não há palavras; resta-nos apenas chorar


Foto: Vatican Media

A expressão é de Francisco e foi pronunciada depois de escutar testemunhos de vítimas de violência oriundas de várias localidades no leste da República Democrática do Congo. 
“A guerra desencadeada por uma insaciável ganância de matérias-primas e de dinheiro, que alimenta uma economia de guerra e que exige instabilidade e corrupção. Que escândalo, que hipocrisia: as pessoas são violadas e assassinadas, enquanto os negócios que provocam violências e mortes continuam a prosperar”, disse o Papa na Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) de Kinshasa.
Fica-se chocado. E não há palavras; resta-nos apenas chorar, permanecendo em silêncio”, confessou Francisco.

Hoje é o Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa. “O Conhecimento ao Serviço da Fraternidade Social” é o tema que assinala este momento que, nas comunidades cristã, será celebrado no próximo dia 5 primeiro domingo do mês de fevereiro.
Esta tarde pelas 16h00, numa Sessão Académica, no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa, será atribuído o grau de doutor Honoris Causa a José Manuel Durão Barroso e Barbie Zelizer.

A cidade de Coimbra acolhe hoje e até sábado, as jornadas nacionais da Pastoral do Turismo que desta vez contam com o tema: “A caminho de uma Pastoral Laudato Si”. Organizadas pela Pastoral do Turismo – Portugal, estas jornadas decorrem no Seminário Maior de Coimbra e serão abertas por monsenhor Rino Fisichella, Prefeito do Dicastério para a Evangelização que tutela a Pastoral do Turismo, que envia uma mensagem vídeo para o efeito.


Foto: Arquidiocese de Évora

Esta manhã em Évora, D. Francisco Senra preside à Eucaristia de reabertura da Igreja do Espírito Santo, após a realização de obras de requalificação. O processo de requalificação contou com a parceria da Direção Regional da Cultura do Alentejo e do Laboratório Hercules da Universidade de Évora. A intervenção procurou dotar o edifício de todas as condições necessárias para o tornar num ponto de referência do património cultural, devocional e turístico da cidade.

Esta noite, pelas 21h00, na Sé de Aveiro, a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal promove uma vigília de oração, integrada na Semana nacional do Consagrado 2023. A iniciativa coincide com o Dia Mundial da Vida Consagrada, na Festa da Apresentação do Senhor.

Na RTP2, pelas 15h00, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, fala dos desafios e do caminho trilhado nos últimos 55 anos, por esta instituição de ensino superior. 

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário