Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2023

A urgência da paz

Bom dia, paz e bem!!

 Foto Vatican Media

“Um ano atrás tinha início a absurda guerra contra a Ucrânia. Permaneçamos próximos ao martirizado povo ucraniano, que continua sofrendo, e perguntemo-nos: foi feito todo o possível para deter a guerra? A paz construída sobre escombros nunca será uma verdadeira vitória.”

Este foi o tweet, a mensagem, do Papa Francisco que assinalou o primeiro aniversário da guerra na Ucrânia, publicado esta sexta-feira, na rede social Twitter.

Ao longo destes 12 meses de guerra, após a invasão russa, são incontáveis as intervenções e os apelos do Papa pela paz, e que incluíram também uma celebração de consagração ligada ao Santuário português de Fátima, sem nunca esquecer outras situações a precisarem de paz e de solidariedade.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que inclui o episcopado católico de Portugal, lançou um apelo ao cessar-fogo na Ucrânia, assinalando o primeiro aniversário da invasão russa deste país.

“Desde o início da guerra, as Igrejas na Europa apelam a uma paz na Ucrânia que resulte no fim imediato das hostilidades e num compromisso concreto de restabelecer a justiça, iniciando assim um verdadeiro caminho de reconciliação”, recorda uma nota do organismo episcopal, enviada à Agência ECCLESIA.

O Conselho Pan-Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas assinalou o primeiro aniversário da guerra no país com um dia de oração, jejum e esmola, evocando as vítimas do conflito, uma “maratona de oração”, para manifestar a “unidade e solidariedade dos ucranianos de todo o mundo” e que passou por diversos continentes.

No Programa ECCLESIA, na RTP2, tivemos o padre Natanael Harasym, sacerdote da Igreja Ucraniana Greco-Católica que colabora na Paróquia de Benfica (Lisboa).

“Os ucranianos querem a paz, a paz verdadeira, a paz justa, não a paz dos cemitérios.”

Na Ilha de São Miguel, nos Açores, este sábado (25 de fevereiro) saem para as ruas e estradas os primeiros 11 ranchos, para as Romarias Quaresmais que vão terminar na Quinta-feira Santa.

“É com uma imensa alegria que retomamos as nossas atividades normais e também com muita alegria que vemos ser possível que a Ilha de São Miguel se transforme num Santuário a céu aberto”, disse o responsável pelo Movimento Romeiros de São Miguel, João Carlos Leite.

Uma boa romaria quaresmal é o que desejamos a todos os romeiros, às suas famílias e a quem os vai apoiar/acolher durante estas semanas, aos automobilistas no Arquipélago dos Açores é pedido ainda mais cuidado e precaução.

Da nossa agenda - em www.agencia.ecclesia.pt – destaco ainda uma nova edição do FNO – Faith’s Night Out’ – as Ted Talks católicas organizadas pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora. O tema geral é ‘Fazei que eu procure’. São 12 oradores, animação musical e convívio, a partir das 18h30, no Centro de Congressos, caso tenha interesse e ainda queira procurar por bilhetes.

Na Quaresma, o Programa de rádio ECCLESIA, em cada sábado (06h00) na Antena 1, convida um sacerdote jovem para contar como vive este tempo, as suas dificuldades, deixe a sugestão de um local a visitar e uma música que convide à reflexão. O primeiro foi o padre Nelson Fernandes (Évora).

Um bom fim de semana, rumo à Páscoa.
Cumprimentos
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário