Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Uma devastadora calamidade

Olá, bom dia

São muito breves os minutos destes dias para as populações sírias e turcas atingidas por dois violentos sismos. Numa luta contra o tempo, procuram-se vidas entre escombros, tratam-se as vítimas, ajudam-se desalojados, feridos, procuram-se tantos desaparecidos... Uma “devastadora calamidade”, como afirmou o Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira.

“Com comoção, rezo e manifesto a minha vizinhança a estes povos, aos familiares das vítimas e a todos os que sofrem com esta devastadora calamidade” (Papa Francisco).

Solidariedade e proximidade orante são atitudes que se impõem, nestes dias, diante de tamanha catástrofe!

Entretanto, há acontecimentos que marcam também estes dias, como o Assembleia Sinodal Continental, onde a delegação portuguesa deixou a pergunta “onde estão os jovens? ”, e a preparação da JMJ Lisboa 2023, nomeadamente os Dias nas Dioceses, a semana que antecede o encontro de jovens de todo o mundo em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto.

Dia 8 de fevereiro é o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, instituído pelo Papa Francisco em 2015, que em Portugal foi assinalado tendo no horizonte a JMJ Lisboa 2023 e a necessidade de alertar os jovens para esta problemática.

Uma referência para a continuidade muito positiva que o projeto “Opinião” está a ter, na Agência ECCLESIA, onde as dioceses de Portugal partilham, num dia do mês, o artigo sobre temas da atualidade! Obrigado pela ajuda dos responsáveis do secretariado de Comunicações Socais em cada diocese.

Votos de uma ótima jornada!
Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário