Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

«Construamos a paz e a fraternidade no mundo» - Papa Francisco

Bom dia, paz e bem!!

As mensagens de paz e pela paz, de solidariedade e de ajuda, continuam a chegar de todos os lados, com diversos apelos de diferentes vozes e de muitas regiões, por cá as mais mediáticas são a guerra na Ucrânia e o sismo na Turquia e na Síria.

A irmã Maria Lúcia Ferreira, religiosa portuguesa na Síria, fez um “apelo angustiado” para que o mundo ajude este país, através da Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

“Enviem contentores com ajuda humanitária, com roupas, com comidas que serão distribuídas o mais rapidamente possível. E enviem também ajuda monetária para entregar às igrejas para que possam acolher as pessoas que não têm para onde ir, que estão sentadas nas ruas.”

terminaram as jornadas 2023 da Faculdade de Teologia do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, este ano tiveram como tema ‘Teologia da Paz perante os fenómenos da violência e da guerra’.

“Em vez de mandarmos ‘Leopards’ [tanques de guerra] e armas, para a Ucrânia devia-se mandar boas razões para alcançar a paz” - Jorge Teixeira da Cunha

A Assembleia Continental Europeia para o Sínodo 2021-2024 também terminou e apontou a necessidade de “sair e cuidar” de quem se sente marginalizado pela Igreja, ao encontro das “feridas existenciais” da humanidade e do planeta.

“Uma das palavras que mais se ouviu nestes dias foi unidade, foi convergência na diversidade daquilo que somos, não querendo ser uniformes, mas querendo ser, verdadeiramente, irmãos e irmãs na mesma Igreja” - D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A Igreja Católica vai celebrar este sábado, 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente,

‘Trata bem dele’ é o tema da mensagem do Papa Francisco, onde alerta que “não há espaço para a fragilidade” na sociedade, inspirada na parábola do Bom Samaritano.

O Papa recebeu esta quinta-feira os membros da Pastoral da Saúde da diocese de Roma e afirmou que com a ação “nasceu uma história de solidariedade e de esperança que derruba os muros do isolamento e do medo”. 

No Programa ECCLESIA na rádio Antena 1, este sábado, pode conhecer o Ginásio Cerebral Sénior Comunitário, no Cacém, que quer promover o “envelhecimento ativo”, com Pedro Varandas, médico psiquiatra e diretor clínico.

No contexto do Dia Mundial do Doente, o coordenador nacional da Pastoral da Saúde da CEP, o padre José Manuel Pereira de Almeida, é o convidado de hoje no Programa ECCLESIA , na RTP2 (15h00).

Votos de uma boa sexta-feira, pode acompanhar a atualidade religiosa da Igreja Católica em Portugal, no Vaticano, e internacional em www.agencia.ecclesia.pt.

Cumprimentos,
Carlos Borges

Os ‘Dias nas Dioceses’, a semana antes da JMJ 2023, vão realizar-se de 26 a 31 de julho, em 17 dioceses, de Portugal continental e regiões autónomas. Sabe se vão estar na sua região?

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário