Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Não nos esqueçamos...


Foto: LUSA

“Não nos esqueçamos do querido e martirizado povo da Ucrânia, rezando para que os seus cruéis sofrimentos possam terminar quanto antes”. O apelo partiu do Papa Francisco, ao falar ontem na Praça de S. Pedro no final da sua audiência pública. Centenas de milhares de pessoas lutam pela sobrevivência, enfrentando o frio e a falta de energia elétrica, recorda a ‘Caritas Spes’ da Ucrânia.
O projeto ‘Apelo Emergencial’ ajuda também, há quase um ano, pessoas em situação de vulnerabilidade. 14 412 famílias já receberam ajuda humanitária: cestas básicas, de higiene e para o inverno. A distribuição continua em quase todas as regiões”, indica a organização católica. A Cáritas alerta, em particular, para a situação na região de Kherson, onde as pessoas estão “sem água, sem luz, sem aquecimento”.
Ontem o Vaticano anunciou também o envio de ajuda humanitária para outro território de catástrofe. Vários bens essenciais seguiram para as vítimas do sismo de 6 de fevereiro, na Turquia e na Síria, através do Dicastério para o Serviço da Caridade.

‘Pastores e fiéis leigos chamados a caminhar juntos’ é este o tema da Conferência Internacional, promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), que hoje começa no Vaticano. A representação nacional vai contar com D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família (CELF), e José Ribeiro da Cruz, secretário da CELF e diretor do Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e da Família.


Foto: Santuário de Fátima

Em Fátima, tem hoje lugar o 44º encontro de hoteleiros e responsáveis de Casas Religiosas que acolhem peregrinos. A iniciativa que se realiza no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, tem como objetivo, fomentar a melhoria das condições do acolhimento dos peregrinos e dos visitantes de Fátima, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Pelas 15h00 pode acompanhar o programa Ecclesia na RTP2  que, à  quinta feira, olha a “semana do Papa”.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário