Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

São Paulo Miki e companheiros

A terra do sol nascente viu brilhar a grandeza e o esplendor da vida entregue a Cristo pelo martírio


Horizonte, 06 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Os relatos sobre o martírio dos primeiros cristãos japoneses assemelham-se de maneira surpreendente ao que sabemos sobre as testemunhas da fé da Igreja primitiva. Não havia neles a menor sombra de fanatismo. Também não percebemos o menor indício de ódio, nem de desespero, nem qualquer dúvida sobre se não teriam apostado num falso Deus, mas apenas uma enorme certeza e uma serena alegria”, relatou o Papa Bento XVI sobre São Paulo Miki que nasceu em Tsunokuni no Japão no ano 1564. Sua família era um tradicional clã Samurai da Província de Harima. Miki foi educado no colégio jesuíta em Anziquiama e o jovem logo despertou para a vocação religiosa seguindo a Companhia de Jesus. Logo se tornou um vigoroso pregador e muitas foram as conversões graças ao seu testemunho. Algum tempo depois foi ordenado e foi o primeiro sacerdote jesuíta em sua pátria.

O Imperador Toyotomi Hideyoshi, por conta do rompimento de relações entre Japão e Espanha, empreendeu forte perseguição aos religiosos em seu país, sendo muitos expulsos. Porém alguns resistiram, permanecendo e dando continuidade à evangelização até serem descobertos e presos. Dentre eles Paulo Miki e outros vinte e cinco companheiros que foram terrivelmente humilhados e escarnecidos até chegarem na colina chamada Nishizaki em Nagasaki, na qual foram crucificados. Paulo Miki encorajava seus companheiros e com voz forte dizia: “Agora, que cheguei a este momento de minha vida, nenhum de vós duvidará que eu queira esconder a verdade. Declaro-vos, portanto, que não há outro caminho para a salvação fora daquele seguido pelos cristãos”. Seus algozes então lançando mão das espadas, feriram a todos até a morte. Todos os mártires entoavam o cântico “Te Deum”.

O martírio aconteceu no dia 05 de Fevereiro de 1597 e o local ficou conhecido como o Monte dos Mártires. Foram beatificados em 14 de Setembro de 1627 pelo Papa Urbano VIII e canonizados em 08 de Junho de 1862 pelo Papa Pio XI. Sua festa litúrgica foi fixada no dia 06 de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário