Mensagem vídeo divulgada pelo COL
O Papa Francisco enviou uma mensagem vídeo, gravada durante a visita do responsável pelo Comité Organizador Local, D. Américo Aguiar, no qual expressa o desejo de que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 seja “original”, desafie os jovens a preparar o encontro com a “fantasia da criatividade”, como sinal de que saem “juntos” e “melhores” das crises da atualidade.
“O encontro tem de ser original, com o contributo de todos. Vocês têm de o criar. Animem-se e sigam em frente”, indica o Papa na mensagem vídeo divulgada hoje pelo Gabinete de Comunicação da JMJ Lisboa 2023.
O Papa pede que os jovens não vivam “dos rendimento” e que não se limitem a copiar o que se fez em encontros anteriores, mas antes procurem “criar o encontro”. “Se vocês não forem criativos, se vocês não forem poetas, este encontro não vai resultar, não vai ser original, vai ser uma fotocópia de outros encontros. E como dizia o jovem beato italiano [Carlo Acutis]: cada um de nós tem de ser original, não uma fotocópia”, afirmou, citado pela Ecclesia.
Francisco dirige-se a todos os que estão a preparar, como voluntários, a próxima JMJ, em Portugal e nos vários países, reconhece que no contexto atual “não é fácil” e pede-lhes para “olhar no mesmo sentido”. “Não é fácil porque andamos de crise em crise. Saímos de uma crise pandémica, entramos numa crise económica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer”, lembrou.
Francisco lembrou todos os jovens que vão participar, “seja pessoalmente, seja por meios telemáticos”, numa referência que adensa o incógnito que será esta atividade, em termos de participantes fisicamente presentes em Lisboa, desejando que “seja um encontro fecundo”. “Que cada um de nós saia melhor do que chegou. Peço-lhes, por favor, que rezem por mim, porque eu também preciso que me sustentem com a oração”, acrescentou.
Sem comentários:
Enviar um comentário