Páginas

terça-feira, 29 de março de 2022

As dolorosas histórias dos sobreviventes…

Olá Bom Dia

A palavra dor caminha com a humanidade. No leste europeu, a guerra entre dois países irmãos continua. Cada imagem mostra o lado mais negro e as cinzas que a história contém. Lamentável…

Mas o mundo também tem outras histórias… O Papa Francisco recebeu, esta segunda feira, no Vaticano, os primeiros dois grupos de representantes dos povos indígenas canadianos, uma dezena de delegados dos Métis e dos Inuit, respetivamente, acompanhados por bispos católicos.

“Cada encontro durou cerca de uma hora e foi caraterizado pelo desejo do Papa de ouvir e dar espaço às dolorosas histórias trazidas pelos sobreviventes”. As reuniões e a escuta vão continuar nos próximos dias. O programa prevê reuniões pessoais do Papa com cada um dos três grupos de delegados – Primeiras Nações, Métis e Inuit – e uma audiência final, além de visitas a instituições da Santa Sé.

A Congregação para o Culto Divino enviou uma nota aos bispos e às Conferências Episcopais de todo o mundo sobre as celebrações da Semana Santa, que começa a 10 de abril, com a celebração dos Ramos, confiando à cada Igreja local as indicações a dar, perante a evolução da pandemia.

“Tendo em vista o abrandamento da pandemia, mesmo com ritmos diferentes em cada país, não pretendemos oferecer novas disposições para as celebrações da Semana Santa: a experiência que as Conferências Episcopais adquiriram nos últimos anos permite, certamente, enfrentar as várias situações da forma mais adequada, vigiando sempre para que sejam observadas as normas rituais contidas nos livros litúrgicos”, pode ler-se na nota, divulgada pelo Vaticano.

O texto recorda a “difícil situação da pandemia” que marcou as celebrações pascais dos últimos dois anos, convidando bispos e conferências episcopais a manter “a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos”.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00 e também sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos

Luis Filipe Santos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário