Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2019

Paz e Reconciliação

Um gesto de “proximidade” num momento em que grande parte da população das províncias do centro do país sentem ainda os efeitos do ciclone Idai, precisando de “muito apoio e conforto”. O comentário é de D. Lúcio Muandula, bispo de Xai-Xai, e presidente da Conferência Episcopal Moçambicana ao anúncio da visita do Papa Francisco a Moçambique no início do próximo mês de setembro. Para o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, este é um “marco histórico”, e uma ocasião para aprofundar o diálogo como “única via” para alcançar uma “paz definitiva”. O Vaticano anunciou que Francisco vai visitar Moçambique numa viagem que decorre de 4 a 6 de setembro, e que levará ainda o pontífice, a Madagáscar e às Maurícias.
A partir de hoje, o Tesouro-Museu da Sé de Braga expõe um conjunto de peças de Luísa Gomes Pereira intitulada «Redemptor Hominis». Nascidas das mãos desta artesã, as peças são modeladas em pasta de papel e trabalhadas com materiais reciclados. Tendo por base o figurado de Barcelos, o seu trabalho, “inspirado nas tradições populares e religiosas do nosso país, apresenta um estilo inconfundível e inovador, uma simbiose perfeita entre a arte e a reciclagem”. É uma iniciativa que se insere no programa das Solenidades da Quaresma e Semana Santa da Arquidiocese de Braga.
Pelas 18h00, no «Espaço Santa Catarina» da Junta de Freguesia da Misericórdia (Lisboa), vai ser lançada a obra «Tráfico de Seres Humanos – Testemunhos e Documentos» coordenada por António Silva Soares (presidente do Fórum Abel Varzim). O momento conta com a presença de D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que faz uma conferência sobre esta obra da editorial Cáritas. D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa encerra este momento, que conta também com a participação de Carla Madeira, António Silva Soares, irmã Júlia Bacelar e Eugénio Fonseca.
Na RTP2 a partir das 15h00, o programa Ecclesia olha a atualidade na Igreja Católica e o debate passa pela situação que se vive em Moçambique, com a presença da Diretora de Informação da Renascença, Graça Franco.
Mais tarde, pelas 22h45 também pode acompanhar na Antena1 a edição rádio do programa Ecclesia. 
Tenha um grande dia
Henrique Matos
“Um cristão tem sempre de perguntar-se não apenas «o que faço do poder que tenho ou que me foi confiado?», mas também «o que é que o poder fez de mim?». Há um risco enorme quando a tentação do poder, em maior ou menor escala, nos afasta do mistério da cruz.”

Sem comentários:

Enviar um comentário