Páginas

domingo, 31 de março de 2019

Emoções fortes

Bom dia e um santo domingo, para si! Caso se tenha esquecido de adiantar a hora, faça-o já e corra, se estiver atrasado para algum compromisso ou celebração... Pode ler esta mensagem depois.

Hoje é um dia especial na Liturgia católica e um pouco mais stressante para os sacristães deste país: a cor litúrgica passa do roxo para o rosa para representar a alegria pela proximidade da Páscoa. É o chamado "Domingo Laetare", ou "Domingo da Alegria", cuja denominação está ligada à Antífona de Entrada da Eucaristia, "Laetare, Ierusalem” (Alegra-te, Jerusalém; rejubilai, todos os seus amigos”.

É também um dia especial para a Igreja Católica em Portugal, com a ordenação episcopal de D. Américo Aguiar, que o Papa Francisco nomeou como auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Uma celebração na igreja da Trindade, no Porto, de onde é natural, pelas 16h00. O novo bispo viveu este sábado um momento de luto, com o falecimento da sua mãe. A Ecclesia e o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, de que é diretor, deixam uma nota de pesar e de esperança cristã, perante sentimentos tão distintos, mas ligados pela mesma fé.
D. Américo Aguiar está no centro da emissão do programa 70x7, na RTP2, pelas 07h30, com olhares sobre a realidade nacional, em ano eleitoral, e perspetivas dos desafios da sua nova missão, em particular projetando a JMJ 2022, em Lisboa.
Antes, pelas 06h00, falamos de Quaresma na Antena 1 da rádio pública, convidando os “especialistas em tudo”, as crianças. A não perder.

Peço-lhe que nos acompanhe também em www.agencia.ecclesia.pt, onde seguimos de perto a viagem que o Papa Francisco está a realizar a Marrocos. Uma visita de dois dias, sob o signo do diálogo inter-religioso e do respeito pelos migrantes.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário