Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2019

De olhos postos em Moçambique

Olá bom dia,
A atualidade informativa na Agência ECCLESIA está a ser marcada pela situação dramática que atinge Moçambique e várias outras nações de África, onde o ciclone Idai já tirou a vida a centenas de pessoas e outras milhares estão em risco.
Uma catástrofe para a qual o Papa já expressou a sua dor e proximidade, e pediu apoio para todas as pessoas afetadas.
Diante do desastre humanitário em Moçambique, a Arquidiocese da Beira já decidiu criar uma comissão de emergência para responder à crise despoletada pelas chuvas e ventos fortes.
Os padres Aldo Marchesini e Ézio Toller são dois missionários italianos com larga experiência de trabalho em Moçambique.
Em entrevista ao jornalista Carlos Borges, os dois sacerdotes abordam a realidade do país lusófono e as experiências que viveram naquela região do continente africano, ao longo de várias décadas.
  
Na Igreja Católica em Portugal, sucedem-se as reações à morte de D. Maurílio de Gouveia, antigo arcebispo de Évora.
D. José Alves, que sucedeu àquele responsável à frente da arquidiocese alentejana, recorda uma figura que contribuiu decisivamente para a evolução daquele território.
Continue na nossa companhia e fique a par de toda a atualidade da Igreja Católica, a nível nacional e internacional.
E tenha uma boa quinta-feira.
José Carlos Patrício

Às vezes é difícil perceber a religião dos simples, assente não em ideias mas em gestos, em sinais, em promessas, em pequenas manifestações que expressam a súplica e a gratidão, em crendices ingénuas, quase infantis, em alegrias inúteis, mas que perfumam a fé. Às vezes a nossa religião é perfeita em termos formais, rigorosa, impecável do ponto de vista teológico, mas é uma religião asséptica, impessoal, cumprida com isenção e eficácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário