Páginas

domingo, 31 de março de 2019

“Comité da Saia”: clericalismo é causa dos abusos


Está disponível desde o dia 25 de Março uma petição criada pelo Comité de la Jupe (“Comité da Saia”, à letra), que pretende apelar ao Papa Francisco a dar mais destaque à participação das mulheres na Igreja.
Sem falar diretamente do “sacerdócio feminino”, o texto que acompanha a petição pede indiretamente uma posição feminina nas funções hierárquicas da Igreja:“Na Igreja Católica, toda a responsabilidade e todo o poder permanecem nas mãos de homens celibatários, que são os únicos autorizados a decidir, governar e ensinar, e que afirmam ser mediadores da relação entre Deus e o sagrado.”
“As coisas devem mudar”, diz o texto. “Este é o tipo de situação que está na origem do abuso para mulheres, crianças e pessoas frágeis” e “a estrutura masculina e celibatária do clero leva a um mundo fechado” onde governam consequentemente” regras de impunidade.
A associação foifundada em 2009 por Anne Soupa e Christine Pedotti para promover a igualdade entre homens e mulheres na Igreja, e deve o seu nome a uma resposta, numa entrevista do cardeal André Vingt-Trois, ex-arcebispo de Paris e atual membro da Congregação para as Igrejas Orientais. Questionado sobre a possível falta de mulheres na Igreja, afirmou: “O mais difícil é encontrar mulheres bem treinadas. Não basta usar uma saia. É necessário ter um projeto em mente.”
Na noite de sábado, 30 de março, a petição estava com perto de 2300 assinaturas. O texto utiliza as hashtags #catholictoo e #churchtoo, inspiradas no movimento “metoo”.




in





Sem comentários:

Enviar um comentário