Páginas

sábado, 23 de março de 2019

O auxílio a Moçambique: «Sem alguma ajuda as pessoas levarão anos para levantar-se»

As ajudas para Moçambique vão ganhando forma e são muitos os apelos para mitigar o sofrimento da população e das pessoas que necessitam de auxílio na primeira hora: água e alimentos são a prioridade identificada pela arquidiocese da Beira.
“Sem alguma ajuda as pessoas levarão anos para levantar-se da situação em que caíram”, alerta a Igreja Católica local, que realça que a catástrofe natural “provocou danos” em cerca de 90% das habitações e “derrubou muitas das casas mais precárias nos bairros periféricos da cidade”.
Neste dia o Papa nomeou um português para o padre Diamantino Antunes, do Instituto Missionário da Consolata, como novo bispo da Diocese de Tete, em Moçambique.
O seu percurso missionário está, em larga medida, ligada àquele país africano, onde foi pároco em várias comunidades e vigário pastoral da diocese de Inhambane.
A reportagem da Ecclesia acompanhou as cerimónias exequiais a D. Maurílio Gouveia, arcebispo de Évora que faleceu no dia 19 e que o Parlamento evocou lembrando o “empenho pastoral” e o trabalho de “proximidade” junto das comunidades locais.
Com a semana Cáritas a decorrer, destacamos ainda a entrevista conjunta Ecclesia/Renascença ao bispo responsável pela área da pastoral social. D. José Traquina pede transparência na ação da Igreja católica também para que os portugueses continuem a confiar na ação da Cáritas:
“A transparência é o preço da credibilidade”, assume D. José Traquina que, na entrevista conjunta, abriu ainda a possibilidade de a Igreja ter uma palavra mais forte sobre a violência doméstica, “um problema mais largo e vasto” do que imaginaria.
Para ler nestes dias mais distendidos.
Mas há mais para encontrar no portal de notícias da Agência Ecclesia: a campanha para a Quaresma que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre está a dinamizar, as diversas iniciativas que querem ajudar a população em Moçambique, ou o projeto «+Partilha» que quer combater a pobreza destinado a crianças e jovens na ilha do Faial, nos Açores.
Encontramo-nos lá?
Tenha um excelente sábado!

Sem comentários:

Enviar um comentário