Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2019

Mandou lembrança ...

Que as pessoas viajam de câmara em riste, isto já não é novidade depois que os japoneses conseguiram formar uma legião de imitadores. O viajante imagina mostrar fotos e vídeos para filhos, irmãos e amigos. Confesso que já cometi esta besteira, bem antes do aparecimento hegemónico da rede mundial. Poucos se interessam em ver ou assistir, sobretudo nos dias que correm, quando se pode visitar logradouros e museus sem tirar o assento da cadeira.

Antigamente fotografar era dispendioso. Comprava-se o filme, sacavam-se las fotos e depois enviávamos para a revelação. Alegrias e decepções então se sucediam. Uma ou outra foto velava - por conta de uma intromissão luminosa na caixa da máquina,- ou o rolo não fora bem instalado e perdera-se por inteiro ... Por conta disto algumas fotos dignas de um Pulitzer jamais conheceram o sucesso. Era penoso e caro para a classe média, o que explica o número baixo de fotos nos salvados de cada um. Em compensação, o pouco que se tem vale ouro no acervo pessoal. Além do custo, restava um certo pudor de não se exibir, que cerceava a vaidade.

O surgimento das câmaras digitais causou uma guinada. Podia-se fotografar à vontade e não mais dependíamos da revelação. Não bastassem tamanhas vantagens, ainda era possível verificar na mesma hora como ficara a foto e repeti-la, se necessário. É claro que também fui seduzido por tais facilidades e até hoje obtenho mais de um instantâneo se o material retratado for de alto interesse, com o objetivo de selecionar as melhores fotos dentre muitas.

De qualquer forma, bater fotos a esmo é uma coisa, enviá-las para o mundo é outra, e aqui entra Fidêncio em nossa história. Participante pouco ativo de um grupo de colegas de juventude, ampliou suas intervenções para informar onde anda e o que tem visto pela Península Ibérica. Acompanhado pela esposa, parece marinheiro de primeira viagem, mais aplicado que recém convertido. Tem enviado fotos que permitem identificar seu itinerário. Passou pelo Porto, foi a Lisboa, voou para Madrid, onde visitou o Santiago Bernabeu e cumpriu um tour em ónibus aberto.

Ontem esteve num museu de arte. Compartilhou com o grupo quarenta e duas fotos de telas de Picasso e Goya. Todas de telas diferentes, o que me faz pensar que caminhava pelas salas com seu celular engatilhado, como quem tem quinze minutos para percorrer dezasseis salas com Velasquez, Rubens, Caravaggio, ... Parece mais preocupado em registar a viagem com o carimbo do “estive aqui” do que entregar-se ao deleite do banho de arte e de história.

Hoje foi a outro museu, de onde enviou novamente quarenta e duas fotos. Não, não me enganei. O fato de repetir a quantidade de fotos é uma curiosidade a mais. Os registos desta feita foram de canhões e armaduras. De todos os tipos, tamanhos e origens. Sem dúvida alguma trata-se de uma exposição única, mas Fidêncio perdeu a noção, se é que algum dia a teve.

Para corroborar a tese, à noite enviou foto dos pratos que escolheram na janta. Um peito de frango recoberto por algo indefinível, rodelas de cenoura e ervilhas, precedido por uma espécie de capelete. A série de fotos foi encerrada por um close de duas garrafas de vinho tinto. Devidamente vazias.

Tudo isto tem sido compartilhado com um bando de mal educados. E sobretudo cruéis, porque não dirigem uma só pergunta a Fidêncio, defraudando toda a expectativa que este certamente criara. Quer ser admirado e os parceiros não lhe dão pelota. Falta fraternidade, tão óbvia era a carência de algum aplauso. O silêncio tem o peso de apupos. A indiferença, de falta de caridade.

Ainda assim Fidêncio posta, a cada dia, mais e mais fotos. Diante de uma banca de frutas, outra ao pé de um monumento, mais refeições, mais selfies, mais ... Parece pensar que suas fotos provocam a mesma curiosidade que instantâneos de Marte. Com um marciano ao fundo, é claro.

Algo está enguiçado na sociedade contemporânea. Não parece muito normal que os adultos se prestem a este papel, que lembra crianças na busca pelo protagonismo diante de visitas, trazendo para a sala pelo menos metade de seus brinquedos. Esquecido e saudoso de seu papel, o bom senso manda lembrança.

J. B. Teixeira



Sem comentários:

Enviar um comentário