Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2019

Natal, Solidariedade e Bíblia

Bom dia!
Hoje celebramos a festa da Anunciação de Jesus, o que significa que faltam 9 meses para o Natal. A única altura em que se diz “Natal é quando um homem quiser” é em dezembro, o que não deixa de ser irónico, mas nestes dias temos visto algum do espírito solidário desta quadra, na ação em favor do povo de Moçambique.
Em Setúbal, a Diocese decidiu  encaminhar donativos da renúncia quaresmal para as vítimas do ciclone Idai. Na sua mensagem, D. José Ornelas sublinha os esforços de solidariedade das autoridades e sociedade civil em Portugal.
Este domingo, o Papa assinalou no Vaticano a jornada em memória dos “missionários mártires” e falou num “calvário” de perseguição aos cristãos, que em 2018 provocou a morte de 40 agentes pastorais, quase o dobro em relação ao ano anterior.

Também no domingo decorreu a marcha ‘Sim à Vida’, que reuniu cerca de 40 mil pessoas na capital espanhola, numa iniciativa organizada por mais de 500 associações pró-vida, contestando a legalização do aborto e da eutanásia.
O Papa vai assinar hoje a nova Exortação Apostólica pós-sinodal, em forma de “Carta aos Jovens”, com o título ‘Vive Cristo, esperanza nuestra’ (Vive Cristo, a nossa esperança). A assinatura vai decorrer, por decisão de Francisco, durante uma visita ao Santuário Mariano de Loreto, na Itália.

Por cá, Conferência Episcopal Portuguesa vai apresentar esta manhã o primeiro volume da nova tradução da Bíblia em português feita por 34 investigadores a partir das línguas originais, com a publicação da edição de “Os Quatro Evangelhos e os Salmos”. A edição de “Os Quatro Evangelhos e os Salmos” é lançada às 11h00, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Este projeto está no centro do Programa ECCLESIA, pelas 15h00, na RTP2, numa entrevista ao coordenador da edição, D. Anacleto Oliveira, biblista e bispo de Viana do Castelo; da mesma diocese vem o projeto de um retiro quaresmal, que apresentamos no nosso programa de rádio, na Antena 1 da rádio pública.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário