Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2019

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

A Down Syndrome International propôs a data de 21/03, para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, fazendo alusão à trissomia do cromossoma 21. O cromossoma deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com esta síndrome, existem 3 exemplares (trissomia). No ano de 2006 foi celebrado pela primeira vez esta data.
Jérôme Lejeune (1926-1994) médico geneticista e pediatra francês, identificou a origem genética da Síndrome de Down em 1958, tendo-se dedicado posteriormente ao tratamento das doenças genéticas que atingem as crianças e à defesa incansável a vida humana em todos os seus estágios. Em 1965, foi titular da primeira cadeira de Genética Fundamental, na Universidade em Paris.

O seu trabalho científico constituiu o alicerce sobre o qual passou a assentar a citogenética, sendo considerado internacionalmente como o Pai da Genética Moderna. Durante o período em que foi chefe da unidade de Citogenética do Hospital Necker – Enfants Malades, em Paris, a sua equipa estudou mais de 30.000 casos de doenças genéticas e tratou mais de 9.000 pacientes com doenças que afectam a inteligência.

Após a sua morte, foi criada uma Fundação com o seu nome, a qual deu continuidade ao trabalho na sua pesquisa de genética em deficiência intelectual, financiando cerca de 40 programas por ano, em todo o mundo.

Conhecida e reconhecida pelo rigor científico dos seus trabalhos e pela defesa da dignidade da vida humana, a Fundação editou um Manual de Bioética para Jovens, pais e educadores em geral. (Federação Portuguesa pela Vida • Rua da Artilharia Um, 48, 3º Dir • 1070-013 Lisboa • Tel: 216 072 072 • 910 871 873 • f.p.p.vida@gmail.com)

O seu objectivo é proporcionar um novo olhar sobre a vida humana e favorecer uma reflexão sobre o poder que cada um detém sobre a vida dos outros, especialmente nas fases em que estes são mais débeis, como as do início e fim da vida.




Maria Susana Mexia



Sem comentários:

Enviar um comentário