| 18 Mar 2019 | Destaque 2, Igreja Católica, Últimas

Átrio do edifício do Parlamento Europeu, em Estrasburgo: os bispos querem debater porque deixou a Europa de entusiasmar os cidadãos e o regresso ao sonho europeu. Foto © Erich Westendarp/Pixabay
Os presidentes das conferências episcopais da Alemanha, França e Suíça subscreveram o convite para um encontro de reflexão sobre a Europa, que decorrerá em Paris, na próxima semana, dias 25 e 26. Com a iniciativa, os bispos alemães, franceses e suíços pretendem relançar o diálogo sobre a Europa como realidade e como projecto, procurando redefinir a ideia de bem comum europeu. O pano de fundo da iniciativa são as eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam entre 23 e 26 de Maio (em Portugal, a 26).
Os bispos convidaram cerca de 80 personalidades do mundo da cultura e da política para este debate sobre a Europa, tomando como referência a Declaração de Robert Schuman, de Maio de 1950), tida como um dos alicerces da construção europeia. Entre os oradores convidados contam-se nomes como os de Sylvie Goulard (que foi ministra da Defesa, de França), Thomas de Maizière (que ocupou os cargos de ministro da Defesa e do Interior num dos governos de Angela Merkel) e Enrico Letta (que foi primeiro-ministro da Itália).
“Porque é que a Europa deixou de entusiasmar os seus cidadãos?” – será o tema de uma mesa redonda, sobre os motivos dos desencantos com a Europa e a ascensão dos nacionalismos actuais. Num outro debate, com o tema “o sonho europeu”, uma série de personalidades académicas dos três países irão debater perspectivas e desafios para uma Europa com futuro.
Desde 2015 que aquelas três conferências episcopais promovem debates conjuntos sobre temas da actualidade europeia.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário