Acabou o primeiro congresso internacional sobre a formação dos religiosos e religiosas. A Santa Sé convoca a próxima reunião, do 16 ao 18 de Setembro em Roma, dedicada aos jovens dos institutos de vida consagrada
Roma, 13 de Abril de 2015 (Zenit.org)
"Viver em Cristo de acordo com a forma de vida do Evangelho”
foi o tema do congresso internacional para os formadores da vida
consagrada, que aconteceu do 7 a 11 de Abril, organizado pela Santa Sé.
Os objectivos do encontro foram esclarecer quais são as urgências
formativas actuais. Seus participantes, em torno de 1.400, foram
recebidos no sábado, em audiência, pelo Papa Francisco.
"Obrigado, queridos formadores e formadoras, - disse o Santo Padre
aos participantes no último dia do fórum celebrado em Roma - pelo seu
serviço humilde e discreto, pelo tempo dedicado à escuta – o apostolado
“do ouvido”, escutar – pelo tempo dedicado ao acompanhamento e o cuidado
de cada um dos vossos jovens”. “Vocês não são só amigos e companheiros
de vida consagrada daqueles que lhes são confiados, mas verdadeiros
pais, verdadeiras mães, capazes de pedir e dar-lhes o máximo”,
acrescentou.
No primeiro dia se analisou o conceito de formação na sua integridade
e na conformidade com Cristo. No segundo dia foram analisadas as
metodologias de formação, focadas na metodologia de formação exercida
por Jesus com os seus discípulos. E na sexta-feira pela manhã se
insistiu na missão e na afectividade, e pela tarde, foi celebrada uma
mesa redonda onde vários formadores apresentaram as suas experiências
formativas.
No dia seguinte, todos participaram de uma missa solene na Basílica
de São Pedro. Durante a homilia, o Cardeal João Braz de Aviz expressou
sua gratidão e alegria, enfatizando a importância do abandono confiado
nas mãos de Deus Pai, especialmente nos momentos difíceis e delicados.
“A experiência do congresso – disse – foi maravilhosa e surpreendente e
nos faz compreender que temos que caminhar juntos: assim nascerá muita
vida em torno de nós”.
Ao meio-dia, os participantes tiveram um encontro com o Papa. O Papa
Francisco foi informado em detalhes sobre os trabalhos. Depois se
celebrou um fórum liderado por um representante da Congregação para o
Clero, o cardeal Beniamino Stella; outro da Congregação para a Educação
Católica, com o arcebispo Angelo Vincenzo Zani; e um terceiro da
Congregação da Vida Consagrada, sob a responsabilidade do arcebispo José
Rodríguez Carballo, e cada um deles expôs um resumo dos aspectos que
cada dicastério insiste a nível formativo, informou a Congregação para
os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica em
um comunicado.
A formação de formadores surgiu como uma necessidade comum. "A
formação é arte relacional, que se baseia em uma relação e em uma troca
entre aquele que forma e aquele que é formado”, destacou o cardeal
Stella. “Existem duas liberdades, que se encontram para contribuir na
única acção formativa, que tem, obviamente, diferentes responsabilidades e
tarefas, por causa do que cabe a cada um". Em seu discurso, o cardeal
também ressaltou a importância de um adequado discernimento vocacional e
de uma formação que promova o desenvolvimento da pessoa, e,
especialmente, “uma afectividade, plena e realizada, com uma continência
perfeita no celibato".
No começo do seu discurso, Mons. Zani listou as escolas católicas e
faculdades eclesiásticas, surgidas no mundo graças aos carismas
religiosos destinados à educação: “Toda a Igreja está muito agradecida
por este valioso serviço”. Em seguida, focou nos desafios educacionais: o
desafio da comunicação nas relações entre as gerações, a nova cultura
digital; o multiculturalismo, e a necessidade de incentivar o encontro e
o diálogo entre as culturas, para construir a unidade na diversidade.
Na sua vez de falar, Mons Carballo destacou algumas urgências da
formação: o discernimento vocacional; a necessidade de um encontro
pessoal com Jesus; caminhar em profunda comunhão com a Igreja; formar-se
e formar para uma vida fraterna em comunidade que seja humana e
humanizadora; cuidar a “paixão” pelo Senhor e a “paixão” pela
humanidade, especialmente pelos mais pobres; preparar-se para a missão
específica do Instituto; cultivar “um amor renovado pelo compromisso
cultural, uma dedicação ao estudo como meio de formação integral e como
caminho ascético”. Diante da tentação do desalento, do cansaço e da
decepção, das as exigências actuais da formação e os pobres resultados
obtidos, a partir da minha experiência como formador durante muitos
anos, não duvido em dizer a todos os formadores: Não tenham medo”,
concluiu.
No final do congresso, foi entregue uma mensagem a todos os
formadores do mundo, intitulada “Bem-aventurados vós, formadores e
formadoras”, e se convocou a próxima reunião, do 16 ao 18 de Setembro em
Roma, para a Conferência das jovens e dos jovens consagrados.
A Igreja está celebrando o Ano da Vida Consagrada, que começou no dia
29 de novembro de 2014 e terminará no dia 21 de Novembro de 2015, no
contexto dos 50 anos do decreto Perfectae Caritatis, o documento do
Concílio Vaticano II sobre a adequada renovação da vida religiosa.
(13 de Abril de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário