Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

Santa Inês de Montepulciano

Minhas filhas, amai-vos umas às outras porque a caridade é o sinal dos filhos de Deus, ensinava Santa Inês


Horizonte, 20 de Abril de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Vocês descobrirão que eu não as abandonarei. Eu estarei com vocês para sempre”, foi a promessa de Inês, filha da bem sucedida família dos Segni, que nasceu no dia 28 de Janeiro de 1268 na aldeia de Graciano na cidade de Montepulciano. Desde cedo recebeu esmerada educação e quando aprendeu a ler dedicou-se com afinco à recitação de orações e cantos religiosos. Aos seis anos manifestou para seus pais o desejo de ser religiosa, fato que se deu quando Inês conheceu as “freiras franciscanas do saco”, como eram chamadas as religiosas de Montepulciano.

Após diversas visitas ao convento de São Domingo em Montepulciano, quando completou nove anos, Inês foi admitida no convento e confiada aos cuidados da Irmã Margarete. A jovem apresentou notável progresso humano e espiritual, sendo aos quinze anos destacada para a função de auxiliar da tesouraria e aos dezasseis anos indicada para ser superiora em um convento franciscano em Procena, próximo a Orvieto. A decisão foi inclusive ratificada pelo próprio Papa Nicolau VI.

O testemunho de Inês atraiu muitas jovens à seguir a vida religiosa, principalmente diante do grande desafio da prostituição naquela época. Conta a Tradição que Inês havia afirmado que um dia transformaria um prostíbulo que lá existia em um convento. E de facto sucedeu-se que tamanho foi a dedicação de Inês na missão de evangelizar e nas penitências e orações, que o referido local tornou-se um convento. Em 1306 ela iniciou a construção do convento que recebeu o nome de Santa Maria Novella e passou a seguir as regras dominicanas e dele também Inês foi priora.

Aos 49 anos de idade, Inês foi acometida de grave doença e veio a falecer no dia 20 de Abril de 1317. Seu último conselho às suas irmãs foi: “Minhas filhas, amai-vos umas às outras porque a caridade é o sinal dos filhos de Deus”! Inês foi canonizada em 10 de Dezembro de 1726 pelo Papa Bento XIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário