A primeira pedra foi colocada em Fevereiro. Em Agosto, a possível exumação dos corpos de Michal Tomaszek e Zbigniew Strzakowski e em Dezembro a beatificação
Roma, 08 de Abril de 2015 (Zenit.org) Sergio Mora
Uma praça em homenagem aos jovens missionários polacos
Michal Tomaszek e Zbigniew Strzakowski, assassinados no dia 8 de Agosto
de 1991, no Peru, por guerrilheiros marxistas do Sendero Luminoso, está
em construção no local do seu martírio.
Pe. Angelo Paleri OFMC, postulador dos dois mártires e seus
confrades e do sacerdote italiano Sandro Dordi, também ele morto pelos
homens do Sendero Luminoso no dia 25 de Agosto do mesmo ano, informou a
ZENIT.
"No passado dia 15 de Fevereiro, o bispo emérito Bambarén abençoou a
primeira pedra da praça dos mártires, no vilarejo de Pariacoto. Haverá
um parque para permitir que os peregrinos visitem o lugar onde foram
mortos os irmãos polacos”, disse o postulador, recordando que o novo
prefeito de Pariacoto “nos convidou a abençoar este lugar, porque a
prefeitura quer dar uma contribuição aos peregrinos que terão um lugar”.
O postulador acrescentou que "enquanto os três mártires foram mortos
por maoístas-leninistas, na Guatemala, houve um grupo paramilitar que
matou o bispo Arnulfo Romero. De fato, na América Latina e em muitas
partes do mundo, a Igreja e os missionários são perseguidos tanto pela
direita do que pela esquerda, porque a pregação do Evangelho é
desconfortável para aqueles que seguem outras ideologias. Esta é a
prova". Depois lembrou que no Peru, durante o período do conflito, na
Comissão de Justiça e Verdade, cerca de 70 mil pessoas foram mortas em
ambos os lados".
O postulador então disse que a data para a beatificação é 5 de Dezembro de 2015, mas ainda falta a confirmação da Secretaria de Estado.
Padre Angelo Paleri é postulador há dez anos e acaba de concluir a
sua terceira visita no Peru. "Fui lá para completar a positio, para ver
os locais e compreender melhor a situação", disse ele. Depois
acrescentou que "os católicos e as pessoas próximas à Igreja
manifestaram o desejo de ver elevados aos altares esses irmãos que vêm
de longe e deram a vida por eles. Estes sacerdotes podiam escapar e
fugir e todos tiveram a chance de fazê-lo e depois voltar. Isso vale
para os dois irmãos e para Dom Sandro, mas as pessoas teriam se sentido
traídas”.
O actual bispo Piorno solicitou à Congregação para as Causas dos
Santos "que os corpos pudessem ser colocados em uma pequena capela no
fundo da Igreja, quando será feita a exumação, provavelmente em Agosto".
O postulador também disse que os corpos dos missionários mortos foram
levados a Casma, a maior cidade na costa, para a autópsia. Então,
quando os corpos foram devolvidos, vieram pessoas de todos os lugares
para segui-los e orar para eles. Em Pariacoto foi realizado o funeral e
agora seus túmulos foram colocados no centro da igreja.
(08 de Abril de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário