Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Peru: uma praça em homenagem aos missionários assassinados pelo Sendero Luminoso

A primeira pedra foi colocada em Fevereiro. Em Agosto, a possível exumação dos corpos de Michal Tomaszek e Zbigniew Strzakowski e em Dezembro a beatificação


Roma, 08 de Abril de 2015 (Zenit.org) Sergio Mora


Uma praça em homenagem aos jovens missionários polacos Michal Tomaszek e Zbigniew Strzakowski, assassinados no dia 8 de Agosto de 1991, no Peru, por guerrilheiros marxistas do Sendero Luminoso, está em construção no local do seu martírio.

Pe. Angelo Paleri OFMC, postulador dos dois mártires e seus confrades e do sacerdote italiano Sandro Dordi, também ele morto pelos homens do Sendero Luminoso no dia 25 de Agosto do mesmo ano, informou a ZENIT.

"No passado dia 15 de Fevereiro, o bispo emérito Bambarén abençoou a primeira pedra da praça dos mártires, no vilarejo de Pariacoto. Haverá um parque para permitir que os peregrinos visitem o lugar onde foram mortos os irmãos polacos”, disse o postulador, recordando que o novo prefeito de Pariacoto “nos convidou a abençoar este lugar, porque a prefeitura quer dar uma contribuição aos peregrinos que terão um lugar”.

O postulador acrescentou que "enquanto os três mártires foram mortos por maoístas-leninistas, na Guatemala, houve um grupo paramilitar que matou o bispo Arnulfo Romero. De fato, na América Latina e em muitas partes do mundo, a Igreja e os missionários são perseguidos tanto pela direita do que pela esquerda, porque a pregação do Evangelho é desconfortável para aqueles que seguem outras ideologias. Esta é a prova". Depois lembrou que no Peru, durante o período do conflito, na Comissão de Justiça e Verdade, cerca de 70 mil pessoas foram mortas em ambos os lados".

O postulador então disse que a data para a beatificação é 5 de Dezembro de 2015, mas ainda falta a confirmação da Secretaria de Estado.

Padre Angelo Paleri é postulador há dez anos e acaba de concluir a sua terceira visita no Peru. "Fui lá para completar a positio, para ver os locais e compreender melhor a situação", disse ele. Depois acrescentou que "os católicos e as pessoas próximas à Igreja manifestaram o desejo de ver elevados aos altares esses irmãos que vêm de longe e deram a vida por eles. Estes sacerdotes podiam escapar e fugir e todos tiveram a chance de fazê-lo e depois voltar. Isso vale para os dois irmãos e para Dom Sandro, mas as pessoas teriam se sentido traídas”.

O actual bispo Piorno solicitou à Congregação para as Causas dos Santos "que os corpos pudessem ser colocados em uma pequena capela no fundo da Igreja, quando será feita a exumação, provavelmente em Agosto".

O postulador também disse que os corpos dos missionários mortos foram levados a Casma, a maior cidade na costa, para a autópsia. Então, quando os corpos foram devolvidos, vieram pessoas de todos os lugares para segui-los e orar para eles. Em Pariacoto foi realizado o funeral e agora seus túmulos foram colocados no centro da igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário