O fundamentalismo secular recua: autorizado o cartaz do manifesto pelo concerto a favor dos Cristãos do Oriente, após o veto da RATP
Roma, 08 de Abril de 2015 (Zenit.org)
Na semana passada, a empresa que gere o metro de Paris, a
RATP ("Régie autonome des transports parisiense”), tinha proibido a
colocação de manifestos de um trio musical composto por dois sacerdotes e
um ex-seminarista que anunciava um concerto “em favor dos cristãos do
Oriente".
Os cartazes foram reimpressos sem essa escrita porque, de acordo
com a direcção da Rapt, “o metro é um espaço secular, onde não são
permitidas posturas nem de tipo políticas nem religiosas”.
A decisão da Rapt tinha despertado grande rebuliço, porque, entre
outras coisas, o concerto - que acontecerá no dia 14 Junho – utilizará
os recursos arrecadados para ajudar as comunidades cristãs perseguidas
na Síria, Iraque, Nigéria e outros países do Oriente Médio e da África.
O caso também foi acompanhado pelo arcebispo de Paris, o cardeal
André Vingt-Trois, que - relata a agência Sir - tinha falado de uma
"medida escandalosa e discriminatória", sinal de "uma degradação
cultural" que não leva em conta a dramática " situação dos cristãos que
vivem nas terras do Oriente Médio e em outros lugares do mundo, da
Ucrânia à Ásia e alguns países africanos, onde há uma caça sistemática
de cristão".
Por sua vez, a Conferência dos Bispos da França, em um comunicado,
destacou as muitas intervenções a favor dos organizadores do concerto
"sinal da solidariedade da França e do povo francês com os perseguidos".
Nessa segunda, 6, chegou um significativo tweet do primeiro-ministro
francês Manuel Valls, que em seu perfil da rede social escreveu: "Parem
os debates estéreis! Apoiemos os cristãos orientais, vítimas do terror
obscurantista. A Rapt deve assumir as suas responsabilidades!".
A empresa, portanto, decidiu recuar e agora os cartazes serão
afixados com as palavras: "Em favor dos cristãos do Oriente". Uma
vitória pela liberdade religiosa e pelos cristãos que sofrem perseguição
no mundo. Mas também para a banda que nasceu por iniciativa de Mons.
Jean-Michel di Falco Leandri, 74 anos bispo de Gap.
Cerca de cinco anos atrás, Mons. Falco fundou o trio musical "Les
Prêtres" inspirando-se no trio irlandês "The Priests", que já vendeu 1
milhão e meio de álbum. O trio francês é composto pelos padres
Jean-Michel Bardet, de 51 anos, e Charles Troesch 33, o terceiro membro
do grupo é um ex-seminarista, o vietnamita Joseph Dinh Nguyen, 31 anos.
Em 2010, o grupo francês lançou um álbum intitulado "Spiritus dei".
Eles têm um site e estão levantando fundos para dois outros projectos
humanitários. O primeiro em Madagascar para a associação Akamasoa
dirigida pelo Padre Pedro Opeka, esloveno-argentino de 67 anos, figura
lendária de pedreiro-missionário que auxilia milhares dos mais pobres
dos pobres. O segundo para a escola da Irmã Odette onde ensinam a ler e
escrever cerca de 1500 meninos.
Sobre a questão dos cartazes no metro de Paris, Mons. Di Falco,
entrevistado pelo jornal La Croix, disse: "Como cristão não me incomodou
ver nos corredores do metro posters de um filme intitulado ‘Qu'Allah
benisse la France’ (Que Deus abençoe a França). Em nome da liberdade de
expressão existe o direito de insultar-nos e nós, em nome do
secularismo, não temos o direito de expressar as nossas convicções?".
(08 de Abril de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário