Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Em Paris vence "o bom senso cristão"

O fundamentalismo secular recua: autorizado o cartaz do manifesto pelo concerto a favor dos Cristãos do Oriente, após o veto da RATP


Roma, 08 de Abril de 2015 (Zenit.org)


Na semana passada, a empresa que gere o metro de Paris, a RATP ("Régie autonome des transports parisiense”), tinha proibido a colocação de manifestos de um trio musical composto por dois sacerdotes e um ex-seminarista que anunciava um concerto “em favor dos cristãos do Oriente".

Os cartazes foram reimpressos sem essa escrita porque, de acordo com a direcção da Rapt, “o metro é um espaço secular, onde não são permitidas posturas nem de tipo políticas nem religiosas”.

A decisão da Rapt tinha despertado grande rebuliço, porque, entre outras coisas, o concerto - que acontecerá no dia 14 Junho – utilizará os recursos arrecadados para ajudar as comunidades cristãs perseguidas na Síria, Iraque, Nigéria e outros países do Oriente Médio e da África.

O caso também foi acompanhado pelo arcebispo de Paris, o cardeal André Vingt-Trois, que - relata a agência Sir - tinha falado de uma "medida escandalosa e discriminatória", sinal de "uma degradação cultural" que não leva em conta a dramática " situação dos cristãos que vivem nas terras do Oriente Médio e em outros lugares do mundo, da Ucrânia à Ásia e alguns países africanos, onde há uma caça sistemática de cristão".

Por sua vez, a Conferência dos Bispos da França, em um comunicado, destacou as muitas intervenções a favor dos organizadores do concerto "sinal da solidariedade da França e do povo francês com os perseguidos".

Nessa segunda, 6, chegou um significativo tweet do primeiro-ministro francês Manuel Valls, que em seu perfil da rede social escreveu: "Parem os debates estéreis! Apoiemos os cristãos orientais, vítimas do terror obscurantista. A Rapt deve assumir as suas responsabilidades!".

A empresa, portanto, decidiu recuar e agora os cartazes serão afixados com as palavras: "Em favor dos cristãos do Oriente". Uma vitória pela liberdade religiosa e pelos cristãos que sofrem perseguição no mundo. Mas também para a banda que nasceu por iniciativa de Mons. Jean-Michel di Falco Leandri, 74 anos bispo de Gap.

Cerca de cinco anos atrás, Mons. Falco fundou o trio musical "Les Prêtres" inspirando-se no trio irlandês "The Priests", que já vendeu 1 milhão e meio de álbum. O trio francês é composto pelos padres Jean-Michel Bardet, de 51 anos, e Charles Troesch 33, o terceiro membro do grupo é um ex-seminarista, o vietnamita Joseph Dinh Nguyen, 31 anos.

Em 2010, o grupo francês lançou um álbum intitulado "Spiritus dei". Eles têm um site e estão levantando fundos para dois outros projectos humanitários. O primeiro em Madagascar para a associação Akamasoa dirigida pelo Padre Pedro Opeka, esloveno-argentino de 67 anos, figura lendária de pedreiro-missionário que auxilia milhares dos mais pobres dos pobres. O segundo para a escola da Irmã Odette onde ensinam a ler e escrever cerca de 1500 meninos.

Sobre a questão dos cartazes no metro de Paris, Mons. Di Falco, entrevistado pelo jornal La Croix, disse: "Como cristão não me incomodou ver nos corredores do metro posters de um filme intitulado ‘Qu'Allah benisse la France’ (Que Deus abençoe a França). Em nome da liberdade de expressão existe o direito de insultar-nos e nós, em nome do secularismo, não temos o direito de expressar as nossas convicções?".

Sem comentários:

Enviar um comentário