Mensagem de Páscoa dos Chefes das Igrejas de Jerusalém
Fortaleza, 07 de Abril de 2015 (Zenit.org) Maria Emilia Marega Pacheco
Os Chefes das Igrejas de Jerusalém enviam os “melhores votos
e bênçãos de Páscoa a todos em nome de Nosso Salvador Ressuscitado,
Jesus Cristo”.
Na mensagem publicada pelo site do Patriarcado Latino de Jerusalém
nesta quinta-feira, 02 de Abril, os Chefes destacam que “face a tudo o
que ameaça a vida humana, denegrindo-a e desvalorizando-a, a esperança
brota da Ressurreição” e busca as suas raízes em Jerusalém.
“A mensagem da Páscoa forja a própria identidade da Cidade Santa
desde há numerosos séculos. É aqui que está o Túmulo Vazio, o local da
soberania de Deus sobre a morte e o poder das trevas que se manifestou
na Ressurreição de Jesus”, afirmam.
Eles acrescentam que “o local da Ressurreição não é somente um local
de curiosidade arqueológica, mas constitui o coração vivo da fé cristã”.
“Foi aí - continua a mensagem - que a graça de Deus se manifestou
inúmeras vezes ao longo dos séculos”. E por isso, eles sublinham que
“este lugar merece o maior respeito”..
Os Chefes exprimem na mensagem uma grande preocupação pela força da
violência “perpetrada enganosamente em nome da religião, nestes últimos
meses, no Médio Oriente e em todo o mundo”.
Eles explicam que os membros das mais antigas comunidades cristãs
destas regiões são os que mais directamente foram atingidos juntamente
com outras minorias. E afirmam que “nenhuma verdadeira religião pode
pregar a violência sobre um ser humano ou a vitimização de grupos
minoritários”.
Os Chefes das Igrejas de Jerusalém condenam veementemente todo este
tipo de acções. “Os que exibem um tão bárbaro comportamento
desumanizam-se a si próprios ao mesmo tempo que as suas vítimas”,
afirmam.
Por fim, eles suplicam a estas populações que “não se deixem cair em
desespero” e recordam que a “existência da cidade de Jerusalém é, por si
só, um sinal paradoxal de esperança que o reino de paz, de amor e de
justiça de Deus prevalecerá”.
Eles reconhecem que “há efectivamente sinais de trevas à nossa volta
que tornam estes tempos muito difíceis de viver, mas o período mais
sombrio da noite é muitas vezes antes da aurora”.
A mensagem termina afirmando que “a feliz proclamação da Páscoa”,
assegura-nos que “a última palavra não será da violência e da
desumanização, mas do amor, da justiça, da esperança de Deus cujo fio se
desenrola ao longo da história e que, no fim, se cumprirá no advento da
plenitude do Reino dos Céus”.
Os Patriarcas e os chefes das Igrejas de Jerusalém que assinam a
mensagem são: Patriarca Théophilo III, Patriarca greco-ortodoxo;
Patriarca Fouad Twal, Patriarca Latino; Patriarca Norhan Manougian,
Patriarca da Igreja apostólica arménia ortodoxa; Fr. Pierbattista
Pizzaballa, OFM, Custódio da Terra Santa; Mons. Anba Abraham, Patriarca
copta ortodoxo de Jerusalém; Arcebispo Swerios Malki Mourad, Patriarca
sírio ortodoxo; Mons. Daniel Aba, Patriarca ortodoxo etíope; Mgr Joseph-
Jules Zerey, Patriarca melequita; Arcebispo Mosa El -Hage, Exarca
maronita; Mons. Souheil Dawani, Igreja episcopal de Jerusalém e do Médio
Oriente; Mons. Munib Younan, Igreja evangélica luterana da Jordânia e
da Terra Santa; Mons. Pierre Malki, Exarca sírio católico; Mons. Joseph
Antoine Kelekian, Exarca arménio católico.
(07 de Abril de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário