As palavras do Papa antes de recitar o Regina Coeli
Cidade do Vaticano, 07 de Abril de 2015 (Zenit.org)
Na manhã desta segunda-feira, como de costume, ao meio dia
(hora de Roma), na Praça de São Pedro, repleta de fiéis e peregrinos
vindos de diversas partes do mundo, o Papa recitou a oração Mariana do
Regina Coeli. Antes, dirigiu as seguintes palavras:
Queridos irmãos e irmãs, bom dia e ainda feliz Páscoa!
Nesta segunda-feira depois da Páscoa, o Evangelho (cf. Mt 28,8-15)
apresenta-nos a narração sobre as mulheres que foram visitar o sepulcro
de Jesus e o encontraram vazio e um anjo que lhes anuncia que Jesus
ressuscitou. E enquanto elas corriam para levar a notícia aos
discípulos, encontram o próprio Jesus que lhes diz: "Ide dizer aos meus
irmãos que partam para Galileia, e lá eles me verão" (v. 10). Galileia é
a "periferia", de onde Jesus tinha iniciado sua pregação e de lá
compartilhará o Evangelho da Ressurreição, para que seja anunciado à
todos e cada um possa se encontrar com Ele, o Ressuscitado, presente e
operante na história. Também hoje Ele está connosco, aqui na praça.
Esta é a mensagem que a Igreja repete desde o primeiro dia: "Cristo
ressuscitou!". E, n'Ele, através do Baptismo, também nós ressuscitamos,
passamos da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade
do amor. Esta é a boa notícia que todos nós somos chamados a levar e
anunciar aos outros em qualquer ambiente, animados pelo Espírito Santo. A
fé na Ressurreição de Jesus e a esperança que Ele nos trouxe é o dom
mais belo que o cristão pode e deve oferecer aos irmãos. Para todos e
cada um, portanto, não nos cansemos de repetir: Cristo ressuscitou!
Repetimos todos juntos, aqui, hoje na praça: Cristo ressuscitou! Vamos
repetir com as palavras, mas sobretudo com o testemunho de nossas vidas.
A boa notícia da Ressurreição deve transparecer no rosto de cada um,
nos sentimentos e atitudes, na maneira como tratamos os outros.
Nós anunciamos a Ressurreição de Cristo quando sua luz ilumina os
momentos mais obscuros de nossas vidas e quando somos capazes de
partilhar essa luz com os outros; quando somos capazes de sorrir com os
que sorriem e chorar com os que choram; quando caminhamos ao lado de
quem está triste e corre o risco de perder a esperança; quando contamos a
nossa experiência de fé a quem está em busca de sentido e felicidade.
Com a nossa atitude, o nosso testemunho, com as nossas vidas, dizemos:
Jesus ressuscitou! Dizemos com toda a nossa alma.
Estamos nos dias da Oitava de Páscoa, que acompanha o clima de
alegria da Ressurreição. É curioso: a liturgia considera a Oitava como
um único dia, para nos ajudar a entrar no mistério, a fim que a sua
graça se imprima em nosso coração e em nossa vida. A Páscoa é o evento
que traz a novidade radical para todo ser humano, para a história e para
o mundo: é o triunfo da vida sobre a morte; é a festa do despertar e se
regenerar. Deixemos que a nossa vida seja conquistada e transformada
pela Ressurreição!
Peçamos a Virgem Mãe, silenciosa testemunha da morte e ressurreição
de seu Filho, que faça crescer em nós a alegria pascal. Façamos agora,
com a recitação do Regina Caeli, que no período pascal substitui a
oração do Angelus. Nesta oração marcada pelo aleluia, voltemo-nos para
Maria convidando-a a se alegrar, porque Aquele que ela carregou em seu
ventre, ressuscitou como havia prometido, e confiemo-nos à sua
intercessão. Na verdade, a nossa alegria é um reflexo da alegria de
Maria, porque ela custodiou e custodia com fé os acontecimentos de
Jesus. Recitemos esta oração com a emoção dos filhos que estão felizes
porque a mãe está feliz.
(07 de Abril de 2015) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário