Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Não nos cansemos de repetir: Cristo ressuscitou!

As palavras do Papa antes de recitar o Regina Coeli


Cidade do Vaticano, 07 de Abril de 2015 (Zenit.org)


Na manhã desta segunda-feira, como de costume, ao meio dia (hora de Roma), na Praça de São Pedro, repleta de fiéis e peregrinos vindos de diversas partes do mundo, o Papa recitou a oração Mariana do Regina Coeli. Antes, dirigiu as seguintes palavras:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia e ainda feliz Páscoa!

Nesta segunda-feira depois da Páscoa, o Evangelho (cf. Mt 28,8-15) apresenta-nos a narração sobre as mulheres que foram visitar o sepulcro de Jesus e o encontraram vazio e um anjo que lhes anuncia que Jesus ressuscitou. E enquanto elas corriam para levar a notícia aos discípulos, encontram o próprio Jesus que lhes diz: "Ide dizer aos meus irmãos que partam para Galileia, e lá eles me verão" (v. 10). Galileia é a "periferia", de onde Jesus tinha iniciado sua pregação e de lá compartilhará o Evangelho da Ressurreição, para que seja anunciado à todos e cada um possa se encontrar com Ele, o Ressuscitado, presente e operante na história. Também hoje Ele está connosco, aqui na praça.

Esta é a mensagem que a Igreja repete desde o primeiro dia: "Cristo ressuscitou!". E, n'Ele, através do Baptismo, também nós ressuscitamos, passamos da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade do amor. Esta é a boa notícia que todos nós somos chamados a levar e anunciar aos outros em qualquer ambiente, animados pelo Espírito Santo. A fé na Ressurreição de Jesus e a esperança que Ele nos trouxe é o dom mais belo que o cristão pode e deve oferecer aos irmãos. Para todos e cada um, portanto, não nos cansemos de repetir: Cristo ressuscitou! Repetimos todos juntos, aqui, hoje na praça: Cristo ressuscitou! Vamos repetir com as palavras, mas sobretudo com o testemunho de nossas vidas. A boa notícia da Ressurreição deve transparecer no rosto de cada um, nos sentimentos e atitudes, na maneira como tratamos os outros.

Nós anunciamos a Ressurreição de Cristo quando sua luz ilumina os momentos mais obscuros de nossas vidas e quando somos capazes de partilhar essa luz com os outros; quando somos capazes de sorrir com os que sorriem e chorar com os que choram; quando caminhamos ao lado de quem está triste e corre o risco de perder a esperança; quando contamos a nossa experiência de fé a quem está em busca de sentido e felicidade. Com a nossa atitude, o nosso testemunho, com as nossas vidas, dizemos: Jesus ressuscitou! Dizemos com toda a nossa alma.

Estamos nos dias da Oitava de Páscoa, que acompanha o clima de alegria da Ressurreição. É curioso: a liturgia considera a Oitava como um único dia, para nos ajudar a entrar no mistério, a fim que a sua graça se imprima em nosso coração e em nossa vida. A Páscoa é o evento que traz a novidade radical para todo ser humano, para a história e para o mundo: é o triunfo da vida sobre a morte; é a festa do despertar e se regenerar. Deixemos que a nossa vida seja conquistada e transformada pela Ressurreição!

Peçamos a Virgem Mãe, silenciosa testemunha da morte e ressurreição de seu Filho, que faça crescer em nós a alegria pascal. Façamos agora, com a recitação do Regina Caeli, que no período pascal substitui a oração do Angelus. Nesta oração marcada pelo aleluia, voltemo-nos para Maria convidando-a a se alegrar, porque Aquele que ela carregou em seu ventre, ressuscitou como havia prometido, e confiemo-nos à sua intercessão. Na verdade, a nossa alegria é um reflexo da alegria de Maria, porque ela custodiou e custodia com fé os acontecimentos de Jesus. Recitemos esta oração com a emoção dos filhos que estão felizes porque a mãe está feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário